O Portal Varejo S.A. está de cara nova!

Entrou no ar nesta segunda-feira (5/2) o novo design do Portal Varejo S.A., que está mais moderno e intuitivo. Publicação da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), reúne as principais notícias e novidades do setor de Comércio e Serviços e do Sistema CNDL, além de compilar conteúdos essenciais para o crescimento das empresas de micro e pequeno porte do segmento. Nossa missão é informar, instruir e propor novos caminhos para o Varejo, fomentando conhecimento, estimulando o empreendedorismo e agregando valor para o micro e pequeno varejo brasileiro.

O Portal Varejo S.A. tem uma história de 50 anos: foi em outubro de 1973 que a revista Diretor Lojista, que mais tarde passaria a se chamar Varejo S.A., começou a circular. No início daquele ano, quase dez anos antes de o primeiro computador pessoal ser lançado e 15 antes da primeira conexão de internet no Brasil, as revistas carregavam um peso enorme. Sem sites e redes sociais, os periódicos possuíam grande prestígio e responsabilidade.

A revista, que só deixou de ser editada por dois anos, nasceu com o nome ‘Diretor Lojista’, passou a se chamar ‘Dirigente Lojista’ e, em 2016, ganhou nova designação: Varejo S.A.. O conteúdo também sofreu alterações: de um espaço de registros meramente institucionais, o periódico tornou-se um veículo com temas mais plurais, aberto a assuntos variados do universo do comércio e serviços. A publicação chegou a uma tiragem de 20 mil exemplares por mês e foi distribuída para todas as CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) do Brasil e para as principais autoridades públicas.

Sempre esteve presente no universo digital, desde os primórdios da internet e das redes sociais, mas em maio de 2020, a pandemia do novo coronavírus obrigou a CNDL a se posicionar sobre a versão impressa da revista. Base de informação e conteúdo das outras plataformas do Sistema CNDL, com as restrições impostas pela doença, foi preciso repensar todo o processo de produção da revista, que incluía impressão e distribuição.

Foi nesse contexto que revista Varejo S.A. migrou, definitivamente, para uma plataforma mais moderna, ágil e versátil. Hoje, o conjunto de exemplares das revistas impressas está cuidadosamente preservado nos arquivos da sede da Confederação, em Brasília (DF).

O Portal Varejo S.A. é um patrimônio histórico do movimento lojista dos últimos 50 anos, onde está registrado cada ato, gesto, evento, posicionamento, vitória e derrota de uma organização que atravessou, até agora,11 presidentes da República e inúmeros avanços no setor varejista.