Campina Grande perde mais de 150 vagas de trabalho no mês de janeiro

A pesquisa mensal de empregos, divulgada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho (MTE), revelou que a cidade de Campina Grande demitiu mais do que contratou ao longo do último mês de janeiro. De acordo com os números divulgados, no primeiro mês do ano pelo menos 155 pessoas ficaram desempregadas.

Ainda segundo as informações do CAGED, foram registradas 2.103 novas contratações contra 2.258 demissões. O setor que mais demitiu neste período foi o comércio, responsável por 150 desligamentos.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Campina Grande, a situação é um reflexo da falta de segurança. “Se esses recursos fossem aplicados para abrir novas lojas, isso geraria empregos, geraria novas receitas para o município, ajudaria a economia. Ou, então, em treinamento de pessoal, capacitação, seria bom para os comerciários. Mas é um dinheiro que está sendo investido para conter violência e é uma soma importante”, lamentou.

Outro fator apontado pelo dirigente lojista está relacionado aos altos impostos pagos por quem empreende e emprega. “Vivemos um momento muito difícil de desconfiança generalizada de ponto de vista político e moral. A inconsistência econômica do país resulta na elevação de alguns impostos e isso tem que refletir em alguma coisa. Infelizmente, acaba refletindo na demissão de alguns trabalhadores ou até mesmo na falência de algumas empresas”, disse.

Desemprego preocupa

No período que corresponde aos meses de janeiro de 2017 a janeiro de 2018, a cidade fechou 1.336 vagas de trabalho.  Ou seja, é mais trabalhador na rua, é mais gente partindo para a informalidade, deixando o mercado de trabalho ainda mais concorrido e com chances cada vez mais escassas.

Inadimplência aumenta

O comércio de Campina Grande registrou no mês de fevereiro mais 962 consumidores inadimplentes. Os números são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Com a atualização dos dados, a cidade agora tem 26.527 endividados que, juntos, devem mais de vinte e dois milhões de reais a empresas instaladas na cidade.