Liderança com propósito aumenta a retenção de talentos e impacta a relação com os consumidores

O sucesso de empresas que encantam seus clientes não é obra do acaso, mas o resultado de uma liderança que atua com um propósito claro e inspirador que mantém colaboradores verdadeiramente engajados, além de possuírem uma visão estratégica do negócio. No atual momento de desenvolvimento de tecnologias e aumento de competição no mercado, as organizações buscam gestores capazes de inspirar suas equipes, promover a excelência nos serviços e construir uma cultura empresarial forte e centrada no cliente, tanto interno quanto o cliente externo.

Essa é a base da imersão internacional chamada de “Estratégia da Magia” por Alexandre Slivnik, especialista em excelência de serviços. De acordo com o próprio especialista, a liderança verdadeiramente engajada no propósito se torna um diferencial no processo de encantamento. “Mais do que liderar equipes, o gestor do século XXI assume outros papéis como inspirador e facilitador de um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados e motivados, oferecendo assim experiências memoráveis aos clientes, tudo isso de maneira autêntica e genuína”, explica.

Com uma experiência aprofundada no encantamento de clientes desenvolvido pelas empresas mais amadas do mundo, dentre elas os famosos parques da Disney, já que ele é o único brasileiro a dar a volta ao mundo em um avião privado da Disney para conhecer os bastidores de todos os parques da empresa no mundo, juntamente com seus maiores executivos e presidentes. O especialista ressalta ainda que a formação desses líderes precisa conter valores como empatia, comunicação e engajamento, elementos essenciais para transformar interações cotidianas em momentos de encantamento.

“Liderar com propósito significa entender que o cliente encantado é reflexo de uma equipe encantada. O gestor precisa atuar como exemplo, inspirando ações que criem conexões genuínas e fortalecendo a cultura organizacional de dentro para fora”, pontua. Segundo Alexandre, essa visão estratégica da liderança é o que diferencia empresas comuns de marcas extraordinárias e que possuem verdadeiros fãs.

A aplicação prática dessa filosofia de gestão reflete-se em resultados tangíveis para as organizações. Empresas que priorizam o treinamento de seus gestores para liderar com propósito observam aumento no engajamento das equipes, maior retenção de talentos e, consequentemente, maior satisfação e fidelização de clientes. Para tanto, programas de desenvolvimento de líderes enfatizam a importância de valores éticos, inteligência emocional e a capacidade de liderar pelo exemplo.

A implementação dos conceitos da imersão internacional “Estratégia da Magia” não apenas beneficia clientes e colaboradores, mas também consolida as empresas como referências no mercado, aumentando sua competitividade e impacto financeiro e social. “Ao transformar líderes em embaixadores do propósito e da cultura organizacional, as empresas criam um ciclo virtuoso de excelência e encantamento que reverbera em todas as suas operações. O engajamento dos colaboradores de uma empresa sempre seguirá a lei da gravidade, ou seja, sempre será de cima para baixo.”, conclui.

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