Em um cenário empresarial complexo e instável, os conselhos consultivos desempenham o papel de orientar a gestão mesmo diante das circunstâncias mais adversas. Inclusive, esse recurso não é exclusivo de empresas de grande porte ou multinacionais, você sabia?

Isso mesmo! Os conselhos consultivos podem ser uma alternativa super útil em qualquer tipo e tamanho de empresas, assumindo um papel estratégico fundamental, oferecendo orientação independente e insights valiosos para as instituições. Para falar sobre como eles podem ajudar os varejistas de pequeno e médio porte, o Varejo S.A. Podcast conversou com Marcos Lima, professor da Universidade Federal do Ceará – UFC e consultor organizacional em projetos de planejamento.

Para um melhor entendimento sobre os conselhos consultivos, Marcos Lima explicou a sua importância e como ele se encaixa dentro de uma empresa. “O conselho não trabalha com palpite. Temos a função de oferecer o melhor controle, encontrar e ajustar os equívocos e dar equilíbrio para as ações da empresa. O conselho no ambiente empresarial deve ser sempre um órgão colegiado, pertencente à estrutura organizacional da empresa e fazer parte da dinâmica de funcionamento”, completou.

Além disso, o professor também ressaltou os benefícios de ter uma diversidade de visões no conselho consultivo, especialmente para empresas do varejo, que possuem uma representatividade econômica e social muito relevante. “É um setor de forte influência, enfrentando questões como a mortalidade e as novas tecnologias. O conselho consultivo pode ser um diferencial competitivo, auxiliando na análise de criação de estratégias, na avaliação dos riscos do negócio e na leitura do mercado, contribuindo para dar maior profissionalização ao negócio”, destacou.

Com tantas mudanças que ocorrem nos dias atuais, o empresário precisa de um suporte para acompanhar e direcionar as melhores estratégias para essas mudanças. É aí que o conselho consultivo entra em cena, oferecendo uma perspectiva externa e especializada para ajudar os varejistas a navegarem por esses desafios e prosperarem em um ambiente empresarial em constante evolução.

Quer conferir o bate-papo completo? Assista no YouTube ou escute o episódio no seu tocador de podcast preferido.

O post Varejo S.A. Podcast: importância dos conselhos consultivos em empresas do varejo apareceu primeiro em Varejo S.A.