Comércio é a atividade que mais gera emprego em Campina Grande, revela Caged

Setor abriu 824 novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2023 na cidade

Dados divulgados no início da tarde desta terça-feira (30) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, mostram que o comércio de Campina Grande permanece forte e pujante mesmo diante da concorrência com o varejo eletrônico e dos sites internacionais.

Conforme o Caged, de janeiro a dezembro de 2023 a cidade permaneceu com o saldo de 824 novos postos de trabalho em funções ligadas diretamente ao comércio, permitindo com que o setor figure como o que mais gera empregos na cidade, atualmente com de mais de 22 mil trabalhadores com carteira assinada.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Eliézio Bezerra, comemorou o resultado. “Os números demonstram o que nós já tínhamos conhecimento quanto a força do comércio campinense. Mesmo com as incertezas da economia conseguimos nos manter como a principal fonte geradora de emprego e renda para o município”, disse.

Homens tiveram mais oportunidades

Dos 824 postos de trabalho abertos ao longo do ano passado, 562 foram ocupados por trabalhadores do gênero masculino e 262 por pessoas que se identificam como mulher. O grau exigido para a maioria das vagas preenchidas é o nível médio de escolaridade.

Já a função que mais empregou no comércio em 2023 foi a de vendedor, com saldo de 408 postos de trabalho abertos no acumulado do ano, seguido por funções ligadas aos serviços administrativos.

Expectativa é para crescimento nas contratações

Desde a implementação do Novo Caged, em 2020, o comércio de Campina Grande é o que menos tem oscilado em comparação com os demais setores da economia produtiva, sempre encerrando cada série histórica com números positivos e se mantendo no mesmo patamar. Para 2024 a expectativa é de que as contratações sigam com bons resultados.

“Esses números são muito importantes para avaliarmos o potencial do nosso comércio, além de permitir com que novos investidores se instalem na cidade e tragam ainda mais empregos para o setor”, destacou Eliézio.

CDL segue investindo no comércio campinense

O dirigente lojista destacou o papel da CDL no fortalecimento do comércio de Campina Grande. “Temos realizado ações que de fato atraem o consumidor para o comércio e isso, consequentemente, acaba refletindo em dado concretos como o crescimento das vendas em mais de 9% conforme a Sefaz e agora com os números da geração de empregos”, finalizou.

**Postos de trabalho refere-se ao saldo de contratações frente às demissões que ocorreram no decorrer do ano analisado.

As informações do Caged são divulgadas todos os meses com dados referentes a geração de empregos com carteira assinada no Brasil.

As informações podem ser consultadas pelo site: http://pdet.mte.gov.br/novo-caged

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir