CDL emite nota contra decreto do Governo do Estado que determina horários de funcionamento de estabelecimentos

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Campina Grande recebe com indignação o decreto publicado nesta terça-feira (22), no Diário Oficial do Estado (DOE), no qual o governador João Azevedo impõe restrições para o funcionamento de bares, restaurantes e conveniências nos dias 24, 25 e 31 de dezembro de 2020 e 01 de janeiro de 2021.

Alegando risco de aglomeração e de contágio pelo novo coronavírus, o Governo do Estado, mais uma vez, penaliza o setor produtivo, adotando medidas que poderão resultar em novas falências e no endividamento das empresas.

O mesmo Governo que decreta o não funcionamento dos estabelecimentos comerciais em dias importantes para o seu faturamento calou-se quando a população denunciava as constantes aglomerações em atos de campanha de políticos, eventos estes que são os maiores responsáveis pelo aumento do número de casos da covid-19.

Ciente da necessidade de adoção de medidas de contenção, a CDL tem feito sua parte, orientando os lojistas através da campanha “Loja Segura” e das constantes reuniões para as quais tem sido convocada junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

No entanto, percebemos que, desde o mês de março, quando a pandemia chegou ao Brasil, as medidas adotadas pelo Governo da Paraíba têm sido duras e passiveis de falência para muitas das empresas em funcionamento do Estado. Por outro lado, passados nove meses desde o início da crise, a classe empresarial ainda espera que seja criado, por parte do Governo do Estado, um plano efetivo para ajudar os micro e pequenos empreendedores a se reerguerem de tantas dificuldades.

Diante disso, registramos o nosso repúdio ao decreto nº 40.930/2020 e nos solidarizamos com os empresários do setor de bares, restaurantes e conveniências, por terem sido mais uma vez fortemente impactados quando vislumbravam a recuperação dos prejuízos acumulados ao longo do ano.

Carlos Botelho
Presidente da CDL Campina Grande