Pesquisa Mensal do Comércio revela crescimento do varejo paraibano em 2019

Análise do desempenho do varejo na Paraíba em dezembro de 2019 conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

   A Pesquisa Mensal do Comércio (PCM), divulgada nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o volume de vendas do comércio varejista na Paraíba apresentou a 2ª maior alta percentual do país em dezembro de 2019 em comparação ao mesmo mês em 2018. O setor teve 10% de variação, atrás apenas do Amapá, que teve variação de 38,7%, conforme tabela 01.

Fonte: IBGE

De acordo com a pesquisa, o volume de vendas em dezembro do ano passado apresentou uma queda de 2,5% em relação ao mês de novembro. No acumulado do ano, houve uma queda de 1%.

A receita nominal do comércio varejista também teve um bom desempenho em dezembro de 2019 em relação a dezembro de 2018. Conforme o levantamento, a Paraíba teve a maior variação do Nordeste, com 13%.

Se considerar a variação mês a mês, houve uma queda de 0,2% em dezembro e, no acumulado do ano, o estado teve uma variação positiva de 2,4%.

Na PMC, a categoria “comércio varejista ampliado” que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, é analisada separadamente.  Dentro do diagnóstico apresentado, é possível verificar que o estado apresentou crescimento de 5.1% no volume de vendas comparado ao mesmo período do ano anterior. A variação acumulada de 12 meses a Paraíba amargou a queda de 0,7%.

No índice de receita nominal a atividade apresentou crescimento de 7.8% comparado ao mês de novembro. Já no acumulado do ano, o setor cresceu 2.2% no volume das vendas. Tabela 02.

Fonte: IBGE

A variação média do Brasil entre novembro e dezembro foi de -0,1%. No acumulado dos 12 meses o varejo cresceu 1.8% em todas as Unidades da Federação.  Tabela 03.

Fonte: IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir