Realizada na última sexta-feira do mês de novembro (29), a Black Friday 2019 já é considerada pelos lojistas campinenses como a maior de todas as edições da ação promocional já promovida na cidade. Milhares de consumidores foram às ruas e aos shoppings para aproveitar as ofertas e os descontos oferecidos pelas lojas.
A campanha que começou de forma tímida, em 2012, na verdade atende o calendário de vendas muito mais norte-americano do que do Brasil, mesmo assim o varejo brasileiro, principalmente o setor de eletro eletrônico acabou adotando como uma data do calendário local e isso tem feito com que, ano após ano, a campanha se consolide.
A estimativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campina Grande é de que o movimento e vendas no comércio campinense tenham crescido em torno de 10% na comparação com o ano passado. “Esse ano nós tivemos a Black Friday que mais se registrou vendas no varejo de Campina Grande e eu tenho certeza que não foi diferente do que aconteceu no restante do país”, disse o presidente da entidade, Artur Bolinha.
O sucesso da ação também pode ser mensurado através dos dados de crescimento das vendas online. As vendas da Black Friday movimentaram mais de R$ 3,87 bilhões no e-commerce, segundo levantamento do Compre&Confie, divulgado no sábado (30.nov.2019). De acordo com a pesquisa, houve o aumento de 30,9% em comparação com 2018.