A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) reuniu, na noite de ontem (13), em Brasília, os membros de sua diretoria para um jantar com o presidente e o consultor da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), Efraim Filho e João Henrique Hummel.
O presidente da CNDL, José César da Costa, reforçou a necessidade de as lideranças do Sistema se aproximarem do Poder Público para que as pautas do varejo sejam divulgadas cada vez mais. “Precisamos levar para os parlamentares e para a sociedade nossas agendas prioritárias. Temos que defender e divulgar os temas relevantes para o setor varejista, pois somos o setor que movimenta o Brasil”.
Efraim Filho fez uma avaliação do atual cenário político e econômico no Brasil e a expectativa de trabalho neste início de governo. “Começamos 2019 com grande expectativa para que o Brasil retome seu crescimento e recupere empregos e renda. Imagino que as agendas econômica e da segurança pública serão prioridades no início do governo. Na agenda econômica, a pauta é a Reforma da Previdência. Não apenas ela, mas esta é a que considero macro”, avalia. “Minha leitura é que temos um cenário muito mais positivo para votar a reforma. O debate está mais amadurecido na sociedade e no Parlamento. Trata-se de uma quebra de privilégio. O sistema atual é desigual, é o menor quem paga o privilégio do grande”.
Sobre as perspectivas para os trabalhos da CSE na nova legislatura, o deputado garantiu que há muito trabalho a ser feito. “As iniciativas micro também precisam avançar. Precisamos concluir a votação do Cadastro Positivo, que é uma briga que vamos capitanear. Os bancos tiveram os maiores lucros da história e o lucro do setor produtivo está indo para o mercado financeiro. Quem quer investir e expandir seu negócio, por exemplo, encontra dificuldades de acesso ao crédito, além de juros altos”, disse.
Na avaliação de João Henrique Hummel, consultor da CSE, a chegada de novos nomes ao Congresso é positiva para a Frente Parlamentar. “A renovação no Parlamento é uma oportunidade para o nosso setor. Tem muita gente nova chegando e é a hora de nos aproximar, subsidiá-los com conteúdo, reverberar e multiplicar a informação que esses parlamentares geram em suas redes, mostrar os benefícios que a sociedade recebe ao desenvolvermos o varejo: emprego, renda, melhor qualidade de vida”.
Efraim Filho concluiu sua participação com o compromisso de continuar a defender as agendas dos setores de comércio e serviços no Parlamento. “O empreendedor é visto como o vilão da história. Não podemos compactuar com isso. Empreender nesse país é coisa para heróis. Vamos ajudar a virar essa página”.
Primeira reunião do ano – Na manhã de hoje (14), os diretores da CNDL realizaram a primeira reunião de 2019. Entre os temas, os líderes discutiram o calendário de eventos do ano, a avaliação da NRF e os resultados das iniciativas de comunicação em 2018.