Presidente CDL – 1969
O nome Raimundo Lira hoje é um dos mais conhecidos do Brasil graças à sua ampla atuação política. Natural de Cajazeiras, o empresário começou sua carreira em 1964 como sócio de uma firma de tecidos por atacado, com o nome de A. F. Braga e Cia, com sede na Rua João Pessoa. Em 1965 fundou, com o pai, José Augusto de Lira, uma firma de açúcar por atacado. Em dezembro de 1967 adquiriu junto com o pai e o Grupo Dão Silveira, a Cavesa, concessionária autorizada da marca Volkswagen. Em 1977 fundou a Camdesa, Concessionária Autorizada da Marca Mercedes – Benz e em 1979 adquiriu a Concessionária Autorizada FIAT, colocando o nome de Auvesa.
Na CDL, Raimundo lutou pelo processo de modernização dos setores internos, buscando dar mais agilidade e presteza aos serviços. “Muito jovem, com apenas 24 anos, fui eleito Presidente do Clube de Diretores Lojistas. Na minha gestão, implantamos um dos primeiros SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) do Brasil, além de buscar modernizar vários setores do Clube, visando melhorar ainda mais os serviços. Tinha como missão estreitar a relação da CDL com o comércio como um todo, em busca do desenvolvimento”, declara o ex-presidente. A gestão de Lira foi marcada também pelo dinamismo e pela visão inovadora.
Além da vida política ativa e atuante, o senador dedica-se à esposa, filhos e netos. “Sou uma pessoa extremamente ligado à família. Sou casado com a campinense Gitana, professora titular da Universidade Federal, há mais 47 anos. Tenho quatro filhos, todos campinenses: Rodolfo, Isabela, Eduardo e Rogério. Tenho cinco netinhos maravilhosos que me fazem reviver a felicidade de ter filhos pequenos. Só guardo boas lembranças de minha gestão da CDL. É muito bom olhar pra trás e ver que pude contribuir, de forma idônea e dedicada, no desenvolvimento de minha tão querida Campina Grande.”, encerra.