79% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, aponta GfK

black-friday

Categoria de eletrônicos terá melhor resultado, mas não pela quantidade de itens vendidos e, sim, pelos altos preços

A Black Friday já está consolidada entre os brasileiros e, mesmo diante de uma crise econômica, os consumidores não deixarão de gastar. Pelo contrário, aproveitarão a data para adquirir algo em oferta. A edição de 2021 será melhor que a do ano passado para o setor de eletroeletrônicos, segundo dados da GfK. Esse resultado positivo será alcançado por conta do aumento dos preços e não pela quantidade de itens vendidos. Em 2020, as oito semanas sazonais representaram 21% das vendas do ano, somando mais de R$ 23 bilhões. Neste total, a semana da Black Friday foi a que mais se destacou, gerando aproximadamente 7% do faturamento do ano, 3,4 vezes mais que a média semanal.

 

É importante ressaltar que essa é uma data que o consumidor se prepara para as compras e tem os eletroeletrônicos como o grande foco. “Os consumidores veem na Black Friday uma oportunidade para comprar um item de desejo ou fazer a troca de um aparelho mais antigo por um moderno. Esse ano, com a alta dos preços, haverá uma cautela na escolha dos modelos, mesmo assim, 87% das pessoas pretendem gastar o mesmo ou até mais do que no ano passado”, analisou Fernando Baialuna, diretor de Negócios e Varejo da GfK.

 

Os varejistas devem pensar na jornada do consumidor, que mesmo tendo migrado para o online, as vendas na modalidade figital – fusão das vendas no ambiente físico e digital – devem ser levadas ainda mais em conta.  “De acordo com a categoria que está sendo procurada, o cliente tem uma preferência para efetivar a compra. Itens como smartphones, TV e linha branca ainda são muito fortes no comércio tradicional, já que o consumidor tem a necessidade de vivenciar a experiência com o produto”, explica Baialuna.

 

Os dados do estudo da GfK também mostram que Black Friday deve durar mais tempo, com ações promocionais durante todo o mês de novembro. Essa estratégia de pulverizar os descontos acontece há alguns anos e isso traz confiança para o cliente, que terá melhores ofertas por um período maior.

Deixe um comentário

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações por meio de seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.