Sem datas comemorativas previstas no calendário, “Semana do Brasil” deve aquecer o varejo no mês de setembro

Terá início nesta sexta-feira (06), em todo o país, a “Semana do Brasil”, movimento idealizado pelo Governo Federal em parceria com a iniciativa privada que tem o objetivo de aquecer a economia, movimentar comércio e aumentar o turismo nacional. O plano é incentivar o comércio a realizar promoções no período, oferecendo produtos ao consumidor com preços especiais.

A ação irá se estender até o dia 15 de setembro (quando é comemorado o Dia do Cliente) e já se apresenta como a novidade para aquecer as vendas no comércio durante o mês de setembro. A ideia é firmar parcerias entre as empresas públicas e privadas e lançar promoções no período. Poderão participar tanto lojas físicas como do e-commerce e de todos os segmentos.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Campina Grande, Artur Almeida, que também é diretor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) destaca que a Semana do Brasil ocorre no mesmo mês em que o país comemora sua independência e que o sentimento cívico poderá, a partir desse movimento, se tornar mais um atrativo para transformar setembro em um mês forte de vendas. “Por ser o primeiro ano, a campanha começa mais tímida, mas a nossa expectativa é que no decorrer dos anos a data irá ganhar força e se tornará bastante atrativa para o varejo e para o país”, completou.

A Black Friday Nacional

O mês de setembro historicamente sempre foi o período de menor atividade de vendas no segundo semestre. Sem datas comemorativas de grande expressão a intenção é transformar o movimento em uma espécie de “Back Friday Nacional” e sensibilizar empresários a oferecer descontos. “Setembro é o mês do segundo semestre como a menor importância em vendas no varejo, por isso é importante criar ações que fortaleçam o nosso calendário”, disse o dirigente lojista.

CNDL apoia a Semana do Brasil

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) participou ativamente das discussões para a criação da Semana do Brasil. Neste primeiro ano a principal ação de marketing será o incentivo do comércio varejista para que as empresas reduzam os preços de produtos na semana em que comemoramos a Independência do Brasil.

Lojistas campinenses podem se cadastrar

Para ter acesso ao Selo e ao Manual de Identidade Visual é preciso que o empresário cadastre a empresa no site oficial da ação. No site da CDL Campina Grande é possível encontrar o link com o endereço. (www.cdlcampina.org.br)