Consumo de vinho aumenta entre brasileiros e abre espaço para marcas nacionais

Nos últimos anos, o consumo de vinho no Brasil apresentou um crescimento notável, refletindo mudanças nos hábitos dos brasileiros e uma maior apreciação pela bebida. De acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o Brasil registrou um aumento de 11,6% no consumo de vinho em 2023, atingindo 4 milhões de hectolitros. Esse crescimento é significativo, especialmente quando comparado à tendência global de queda no consumo da bebida.

O vinho é a bebida preferida de 49% dos brasileiros, segundo levantamento da Wine, com uma média de consumo de 5,6 vezes por mês. Além disso, 17% dos entrevistados afirmaram consumir vinho duas vezes por semana, enquanto 12% relataram beber de três a quatro vezes semanalmente.

Com um mercado em crescimento e consumidores mais abertos à experimentação, as vinícolas nacionais têm um momento favorável para expandir sua atuação e consolidar sua reputação no Brasil e no exterior.

Mais espaço para as marcas nacionais

Com o aumento do consumo per capita e uma tendência dos brasileiros de valorizar mais a bebida no dia a dia, as vinícolas têm a chance de fortalecer sua identidade, destacando a qualidade e a diversidade dos rótulos nacionais.

Nesse cenário, a Cooperativa Vinícola Aurora, uma das maiores e mais antigas vinícolas do Brasil, tem se destacado no mercado com sua produção de vinhos de alta qualidade, conquistando consumidores e ampliando sua presença no varejo. Com um portfólio diversificado que atende desde apreciadores ocasionais até enófilos exigentes, a empresa é considerada a Melhor Fornecedora de Vinhos do Rio Grande do Sul, há 20 anos consecutivos, pelo Carrinho Agas, da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

Parcerias estratégicas em merchandising

Primeira colocada no ranking nacional “Marcas que mais Cresceram” na categoria de espumantes, realizado pela revista SuperVarejo e pela Scanntech Brasil, a Cooperativa expandiu e cresceu consideravelmente desde a pandemia. Mas além da qualidade de seus produtos, a Vinícola Aurora recebeu destaque também por seu posicionamento e estratégias de merchandising.

Por trás da Cooperativa, a SPAR Brasil, empresa de merchandising de varejo do país, é responsável por 95% da operação de trade marketing da marca, executando suas estratégias de merchandising em 25 estados do Brasil. “Quase a totalidade das nossas vendas acontecem no atacado e varejo. Por isso, além de termos qualidade nos produtos e um diversificado portfólio, precisamos nos diferenciar nas gôndolas, com uma apresentação estratégica e atrativa para chamar a atenção dos consumidores”, avalia Rodrigo Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora.

“É um privilégio acompanhar de perto e contribuir para o crescimento da Cooperativa Vinícola Aurora ao longo dos anos. Para nós, impulsionar o desenvolvimento de uma marca 100% brasileira e proporcionar experiências inesquecíveis aos consumidores reforça o nosso compromisso contínuo com a excelência”, comenta Luiz Tadeu de Andrade, COO da SPAR Brasil.

A ampliação da presença nos canais de venda, tanto físicos quanto digitais, a parceria com redes de varejo e o investimento em trade marketing ajudam a fortalecer a visibilidade das marcas de vinho, enquanto ações de degustação e educação sobre vinhos brasileiros podem atrair novos consumidores.

Com parcerias estratégicas e um olhar atento às tendências, o vinho brasileiro conquista novos apreciadores e consolida sua posição dentro e fora do país, mostrando que o aumento no consumo por parte dos brasileiros reflete não apenas uma mudança de hábitos, mas uma verdadeira valorização da cultura e da qualidade dos rótulos nacionais. Nesse mercado cada vez mais dinâmico, vinícolas como a Cooperativa Vinícola Aurora demonstram que inovação, estratégia e paixão pelo que fazem são os ingredientes essenciais para o sucesso.

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