A Black Friday, maior data de descontos do ano, está chegando, e varejistas de norte a sul do país se preparam para impulsionar vendas e resultados. Nos últimos anos, nos quais o dia de liquidações ganhou força no Brasil, ficou claro que não basta apenas dar desconto, mas sim contar com uma estratégia completa e robusta de vendas, com foco em atrair e engajar os consumidores, destacando-se frente à enorme concorrência do mercado e aproveitando todo o potencial que a data tem a oferecer para o negócio. Diante disso, a tecnologia é a grande aliada dos varejistas, auxiliando na promoção de uma melhor experiência tanto para os clientes, e obtenção de resultados efetivos para os negócios.
E se na última Black Friday, o grande destaque foram os primeiros passos da aplicação da Inteligência Artificial Generativa no varejo, segundo Elói Assis, diretor-executivo de produtos para Varejo da TOTVS, neste ano devemos ver os primeiros casos de uso mais maduros, com uso em escala. “Nos últimos meses, temos visto uma evolução significativa no desenvolvimento e aplicação da IA no dia a dia do setor. Todo esse aparato digital certamente contribuirá para o desempenho dos comerciantes na Black Friday deste ano. É impossível separar IA do protagonismo dos dados, cuja riqueza pode ser captada no varejo e fornecer importantes insights para os gestores, desde a gestão de estoque e logística, nas possibilidades de precificação dinâmica, e na personalização da comunicação para o cliente e na criação de sumários e resumos dos comentários dos clientes, para facilitar a tomada de decisão”.
Quando o assunto é Black Friday, nunca é demais lembrar que é hoje em dia uma obrigação garantir uma jornada de compra fluida e integrada, em qualquer canal. Por meio de soluções omnichannel é possível integrar diferentes canais de venda e otimizar uma série de processos. “Os consumidores buscam cada vez mais por comodidade e agilidade, e a jornada de compra deixou de ser linear há muito tempo. Por isso, estruturar uma operação omnichannel pode fazer a diferença, especialmente nestas datas em que o mercado se torna ainda mais competitivo”, comenta Assis.
Estudar o perfil e o comportamento dos consumidores, assim como prever certas tendências de mercado, também são estratégias que podem auxiliar os varejistas a delinear ações mais efetivas para a Black Friday de 2024. Para Assis, “o mercado é muito amplo, por isso é preciso segmentar o público e, especialmente na Black Friday, é muito comum os consumidores já terem em mente certos produtos que desejam comprar. Portanto, impactar o cliente certo no momento correto e com uma estratégia de marketing direcionada é fundamental”.
O executivo da TOTVS também complementa que na Black Friday deste ano vale apostar em inovação e criatividade. “Estamos sempre reforçando para os varejistas a importância de não apenas atender, mas superar as expectativas dos consumidores, proporcionando uma experiência de compra realmente significativa. Assim, para Black Friday que está chegando as marcas podem e devem aproveitar grandes tendências do varejo para atrair os consumidores, como live shops, ações especiais nas lojas físicas e aplicativos/programas de fidelidade. Mas não podemos esquecer da equipe de loja que não só precisam estar bem capacitados para atender o cliente no grande dia, mas especialmente tem de estar equipadas com tecnologia para enfrentar um cliente que chega à loja com seu celular para contrapor o vendedor com algo melhor que ele achou na Internet”.
Black Friday no supermercado? Tem também!
A famosa data de descontos também faz muito sucesso nos supermercados. De acordo com um levantamento da TOTVS, realizado por meio da plataforma TOTVS Index – Tail, a sexta-feira da Black Friday de 2023 foi a principal sexta-feira do ano em gastos com compras em supermercados. Os gastos com compras na data (24/11) cresceram 10,5% em comparação com as outras sextas-feiras de 2023.
Os dados evidenciam ainda que a missão de compras também sofreu alterações durante o período promocional. Na sexta-feira da Black Friday 2023, as compras de emergência (de até 4 itens) tiveram uma redução de 2%, enquanto houve um aumento de 2% nas compras de reposição (de 12 a 25 itens)**, indicando que as pessoas aproveitam a data para fazer uma compra mais completa. Com relação aos itens mais comprados, duas categorias tiveram destaque na cesta dos brasileiros na sexta-feira da edição de 2023: a venda de itens de limpeza da casa e de cuidados pessoais aumentaram 10,9% e 10,2% respectivamente**.
“Assim como em outros subsegmentos, o varejo alimentar pode se aproveitar – e muito – da Black Friday deste ano. Para isso, destaco a importância de os supermercadistas se planejarem previamente para a data, garantindo que suas lojas (físicas ou digitais) estarão preparadas. Por isso, é fundamental contar com tecnologias para gestão de estoque, logística, gestão de precificação, acompanhamento das vendas no PDV etc.”, afirma João Alberto Giaccomassi, diretor do segmento de Varejo Supermercados da TOTVS.
O executivo afirma que durante a Black Friday é preciso chamar a atenção dos clientes, e dá dicas para isso. “Produzir conteúdo para redes sociais, explorar o retail media, apostar em estratégias de marketing digital, promover dinâmicas como cupons, descontos progressivos, promoções relâmpagos, são algumas boas ideias. Tudo isso, é claro, tendo o consumidor no centro da experiência”, complementa.
Olhar estratégico para o e-commerce
E como hoje qualquer empresa que deseja se manter competitiva e relevante no mercado precisa contar com uma boa estratégia de vendas no ambiente digital, na Black Friday isso ganha ainda mais força, já que as vendas de e-commerce já têm sido destaque há algum tempo. Para a edição de 2024 da data especial, as projeções de vendas digitais estão muito positivas. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta um aumento de 10% no faturamento do comércio eletrônico sobre os R$7,2 bilhões registrados em 2023. Além disso, o ticket médio deve subir de R$702,00 em 2023 para R$738,00 em 2024.
Para Pedro Henrique Almeida, diretor-executivo de Digital Commerce da TOTVS, é importante que os varejistas dediquem um olhar estratégico para as vendas online na Black Friday. “Os consumidores brasileiros querem aproveitar a Black Friday e sabemos que boa parte deles irão às compras pela internet. Por isso a estratégia de posicionamento digital vai, sem dúvidas, atuar como um cartão de visita para as marcas, atraindo inclusive novos consumidores. Assim, é preciso se planejar e contar com as melhores tecnologias para garantir uma boa jornada de compra”.
Uma das dicas fundamentais para as empresas, sobretudo na Black Friday, é contar com um e-commerce que seja responsivo, de fácil usabilidade, seguro e que suporte todo o fluxo de pedidos do período. Do lado dos varejistas, é importante que a plataforma ofereça uma gestão otimizada do negócio, contando, por exemplo, com integração com o ERP e com diferentes meios de pagamento, facilitando a conciliação financeira, a emissão de notas fiscais e o controle de estoque. “Muitos varejistas investem na criação de seu e-commerce próprio, porém deixam de lado o quesito ‘experiência’. Em datas como a Black Friday, certos problemas na jornada de compra online podem fazer a diferença na hora da venda. Portanto, uma dica que eu destaco é testar seu e-commerce e levar em consideração a perspectiva e a opinião de navegação de seus clientes”, comenta Almeida.
Investir em marketing digital também é um ponto importante para os varejistas na Black Friday. “Diante da grande quantidade de publicidade neste período, vale a pena utilizar soluções de automação de marketing e ferramentas de IA. Por exemplo, lançamos para esta Black Friday o RD Station Personal Shopper, um assistente virtual que usa IA para entender o comportamento de compra do cliente e sugerir combinações de produtos a partir de uma conversa, o que entrega uma experiência de compra personalizada. O futuro do varejo está nos dados, e toda a riqueza de informações proveniente dos canais digitais pode fornecer importantes estratégias para os negócios se destacarem e aumentarem suas vendas na data”, finaliza o diretor-executivo de Digital Commerce da TOTVS.
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