A Ambev sempre buscou por pessoas excelentes que sonham grande e fazem acontecer. Pessoas que ajudaram a construir a companhia, hoje reconhecida por suas marcas icônicas como Corona, Brahma e Guaraná que chegam até a mesa de todo brasileiro. Para os jovens talentos que participaram dos programas de trainee, a Ambev se destaca não apenas por seu compromisso com o desenvolvimento e a ascensão profissional, mas também por impulsionar seus colaboradores a se tornarem líderes inspiradores, tanto dentro quanto fora do ecossistema.
Nesses 25 anos, cerca de 1200 trainees passaram pela Ambev e tiveram a oportunidade de dar um salto em sua carreira por conta do programa. Alguns desses profissionais relataram como foi participar do Trainee da companhia.
Julia Maalouli Hajli, 30 anos, participou do programa em 2018 e hoje é Diretora Regional, com sede em Fortaleza. “Como entrei no programa após meu estágio na Ambev, tinha plena consciência da sua concorrência e foi um grande orgulho fazer parte daquela turma. O programa é muito completo e ampliou minha visão para uma perspectiva mais macro e estratégica do negócio. Além disso, tive a oportunidade de criar conexões que mantenho até hoje”, afirma.
Para Júlia, um dos momentos de mais orgulho nessa jornada foi quando recebeu a alocação de sua posição final. “Estávamos dando um grande passo em nossas carreiras e ver toda a turma comemorando foi muito gratificante”, acrescenta.
De trainee a vice-presidente de Logística da Ambev, Paulo Zagman, relata que ter começado sua carreira na Ambev foi uma experiência muito especial. “Lembro até hoje da pessoa que me ligou, da hora e do local onde eu estava. Comecei na companhia no dia 2 de janeiro de 2002 e ainda tenho o meu primeiro contracheque em casa”, conta.
Zagman acrescenta que as qualificações também foram importantes nessa etapa. “Me senti muito preparado durante o treinamento e isso me deu confiança para iniciar minha primeira função. A liberdade e autonomia para tomar decisões e conduzir o ‘meu pequeno negócio’ na companhia me marcaram na época. Além disso, a oportunidade de cruzar com pessoas tão competentes foi fundamental para minha formação. Aprendi desde cedo na empresa que ética e força de vontade são diferenciais competitivos no longo prazo”, ressalta.
Leticia Paraíso, 23 anos, participou do Trainee em 2023, e, atualmente, é Especialista em Engajamento do Consumidor da Ambev. Para ela ser trainee fazia parte do seu ‘sonho grande’. “Sempre almejei participar do programa, pois sabia que seria transformador para a minha carreira. O Trainee abriu portas para o conhecimento e aprendizado contínuo sobre a Ambev e o mundo dos negócios. Pude viver um pedacinho de cada parte da companhia, e isso me faz pensar no todo. Hoje, tomo decisões avaliando tanto o impacto para o negócio, quanto para o ecossistema. Outro fator essencial foi a visão de liderança. Nossa gente é nosso bem mais precioso, e direcionar os caminhos estratégicos alinhados com a evolução pessoal é um dos maiores legados que eu carrego”, afirma.
Além dos aprendizados com as lideranças, Letícia destaca que conhecer histórias inspiradoras durante suas viagens para as regionais da companhia também fez a diferença. “A Ambev impacta realmente o importante: as pessoas! Em Minas Gerais, a dona Inava, proprietária de um restaurante e confeitaria, fez questão de me ensinar a tradicional receita do pão de queijo mineiro. Também conheci um dono de adega que transformou seu negócio ao se tornar parceiro do Zé Delivery e ajudou toda sua família. Conhecer essas histórias foi muito emocionante e ampliou ainda mais minha admiração pela Ambev”, finaliza.
Pedro Celestino, 32 anos, é diretor de Go to Market da Ambev. Foi Trainee em 2015 e considera essa uma das melhores experiências profissionais de sua vida. “O Trainee me fez evoluir como profissional de uma maneira muito mais rápida. O cuidado da liderança com a turma de trainees foi fundamental e nos fez sentir parte da empresa. Ficamos apaixonados pela Ambev desde o primeiro dia”, conta
Para Pedro, conhecer a dimensão da companhia foi um grande orgulho. “Ainda no primeiro ano do programa, tivemos palestras de toda a liderança sênior da Ambev. Isso nos mostrou a magnitude da empresa na qual havíamos ingressado e gerou um grande orgulho. Nesse mesmo ano, me tornei gerente de vendas e tive a oportunidade de liderar um time de mais de 25 pessoas. Aquela função foi muito gratificante, foi o primeiro gostinho do impacto que podemos gerar no mercado”, acrescenta.
O post De trainees a grandes líderes da Ambev apareceu primeiro em Varejo S.A.