Dia do Empreendedor: 10 dicas para impulsionar negócios

Com a chegada do Dia do Empreendedor, comemorado no dia 5 de outubro, a Getnet Brasil elaborou uma lista de dicas para quem quer iniciar ou ampliar o seu negócio.

“Os empreendedores movem a economia do país e o compromisso da empresa de estar ao lado dos empreendedores e varejistas a fim de ajudar a impulsionar negócio. As dicas comtemplam suporte completo e personalizado para cada tipo de negócio”, diz Maira Nogueira, Superintendente de Satisfação ao Cliente da Getnet Brasil.

Confira as 10 recomendações destacadas pela executiva para quem deseja empreender com sucesso:

1. O primeiro passo é o planejamento: desenvolva um plano de negócios sólido para orientar suas decisões e estratégias. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos e as ações e investimentos necessários para cada dessas etapas.

2. Conheça o seu mercado: Identifique e estude um segmento específico onde você tenha afinidade e conhecimento. Isso facilitará a comunicação com seus clientes e ajudará a criar uma estratégia de marketing mais eficaz. Analise a concorrência, o conhecido “benchmark”, para identificar boas oportunidades e aprendizados.

3. Construa o seu networking: fortaleça sua rede de contatos, pois relacionamentos são cruciais para o sucesso. Isso vale desde para a lista de fornecedores, clientes, parceiros e o ecossistema das empresas em que atua.

4. Entenda seu público-alvo: realize pesquisas para conhecer as preferências e necessidades dos seus clientes. Essa compreensão é fundamental para oferecer produtos e serviços que realmente atendam às demandas do mercado.

5. Esteja aberto à inovação e adaptabilidade: mantenha-se atualizado e esteja disposto a inovar em resposta às mudanças do mercado. Quem empreende ganha mais autonomia para tomar decisões e mudar o rumo da empresa quando necessário, tornando o negócio mais dinâmico e flexível diante das volatilidades do mercado.

6. Cuide da experiência do usuário no digital: proporcione uma navegação fácil e intuitiva em seu site ou aplicativo. Invista em um design atraente e em boas descrições dos produtos, garantindo que o cliente tenha uma experiência positiva.

7. Ofereça um excelente atendimento ao cliente: esse é um diferencial que fideliza os seus clientes. Esteja sempre disponível para resolver dúvidas e problemas, criando um relacionamento de confiança. Aproveite cada oportunidade de contato para estabelecer essa conexão.

8. Utilize soluções de pagamento eficientes: diversifique e ofereça opções que facilitem a conversão de vendas com segurança e agilidade como o link de pagamento, Tap on phone, que transforme o celular em maquininha, WhatsApp Pay, link de pagamento que possibilita a venda por smartphone, rede social e site e o Pix na maquininha.

9. Seja resiliente: para estar à frente de um negócio é preciso estar aberto a aprender com cada decisão, inclusive as equivocadas, encarando os erros como oportunidades de melhoria.

10. Impacto positivo: Ao abrir um negócio próprio, é fundamental considerar não apenas as suas habilidades e interesses pessoais, mas também o potencial de gerar um impacto positivo na sociedade.

“Empreender exige muita disposição e energia. Aliado ao conhecimento sobre gestão e estratégias de vendas, permite construir uma jornada de crescimento sustentável do negócio”, completa Maira.

O post Dia do Empreendedor: 10 dicas para impulsionar negócios apareceu primeiro em Varejo S.A.