No recrutamento atual, empresa é que precisa se vender para potencial colaborador

Como contratar de forma inteligente e conseguir novos colaboradores motivados e focados? De acordo com Carla Martins, vice-presidente do SERAC, hub de soluções corporativas, é preciso seguir algumas etapas importantes do processo de recrutamento. “Está cada vez mais desafiador contratar, por isso a empresa precisa focar em encantar o colaborador e mostrar que ele é importante. Com isso, maiores as chances de dar certo. Ele virá focado, motivado e já sabendo qual jogo jogar”, afirma.

A executiva, que é especialista em pessoas e processos, explica que existem algumas situações diferentes relacionadas ao recrutamento e elas devem ser avaliadas em etapas. “A primeira etapa é a consciência. Ela é voltada às pessoas que ainda não conhecem a empresa, mas precisam conhecer. Neste caso, a área de RH trabalha considerando que um dia esse potencial colaborador poderá procurá-la para considerar a empresa como uma possível empregadora”, diz Carla Martins.

Segundo a vice-presidente do SERAC, na etapa de consciência é preciso considerar três fases. “Para encontrar os colaboradores que ainda não te conhecem, você pode primeiramente fazer um anúncio em plataformas online. Depois, pode usar o poder das mídias compartilháveis. Ou seja, você faz um anúncio de vaga e posta no instagram, no whatsapp e etc. As pessoas gostam de avisar sobre possíveis vagas, então esse anúncio tende a viralizar”, orienta.

Trabalhar a personificação da marca também é importante para conectar em uma fase de consciência. “Significa mostrar a cara da empresa usando pessoas. Eu e meu irmão, Jhonny Martins, por exemplo, fazemos muito isso no SERAC e entendemos que isso conecta mais do que mídias prontas”, avalia a executiva.

A especialista explica que existe uma outra fase, chamada consideração, que é voltada às pessoas que já conhecem a empresa. “Neste caso, é importante manter o site e as mídias bem apresentáveis e atualizados. O RH também deve estar atento a possíveis depoimentos de clientes e colaboradores no Google, no Linkedin e em outras mídias. Tudo isso é vitrine para o trabalho”, sugere a executiva.

Carla Martins também ressalta que a etapa de entrevista é fundamental para vender a empresa ao potencial colaborador. “Anos atrás, achava-se que se a empresa estava ofertando uma oferta de emprego, cabia ao aspirante à vaga saber se vender, mas hoje acontece o contrário, pois a concorrência em busca de bons profissionais é grande. Atualmente, é a empresa que precisa mostrar que vale a pena”, ressalta Carla Martins.

De acordo com ela, é preciso que a empresa explique ao profissional em que posição ele vai entrar, mas também as possibilidades existentes para dali a alguns anos. “Da mesma forma, precisa contar se existe um trabalho de meritocracia ali, se a empresa prioriza algumas coisas, se faz festas e outros detalhes. Uma boa conversa na entrevista ajuda a vender tudo que a empresa oferece de bom e, caso a contratação dê certo, muito possivelmente a pessoa já entrará mais focada, motivada e com mais propósito para fazer dar certo”, conclui Carla Martins.

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