Autoatendimento: uma experiência de compra no varejo

A experiência de compra no varejo está passando por uma verdadeira revolução com a implementação de tecnologias de autoatendimento. Impulsionada por novas demandas dos consumidores e avanços tecnológicos, esta tendência está transformando o setor, oferecendo uma jornada de compra mais ágil, conveniente e personalizada.

A inovação, que começou com caixas de pagamento automático e vending machines, evoluiu rapidamente e se consolidou como uma resposta eficaz às exigências do mercado moderno. Dados de mercado da Nielsen mostram que, em 2023, 66% dos consumidores globais preferem realizar compras em lojas que oferecem opções de autoatendimento. Essa preferência é resultado de fatores como conveniência, redução de filas e agilidade nas transações, especialmente após a pandemia de Covid-19, que acelerou a adoção dessas tecnologias.

Para Kelvin Blac, CRO da VMtecnologia, o autoatendimento se tornou indispensável para o sucesso no varejo atual. “Durante a pandemia praticamente todos os estabelecimentos passaram a adotar algum nível de autoatendimento, o que impulsionou rapidamente o crescimento desse mercado. Embora tenha começado com uma necessidade, o aumento expressivo é impulsionado pela conveniência, conforto e segurança que essas soluções oferecem. Hoje em dia, qualquer empresa que está começando ou buscando expandir não pode deixar de incorporar essas soluções”, conclui Kelvin Blac.

Dados na automação das vendas

A automação no varejo vai além da eliminação de filas e da simplificação das compras. A inteligência artificial (IA) está sendo amplamente utilizada para criar uma experiência de compra integrada e personalizada. Segundo um relatório da McKinsey, empresas que utilizam IA na gestão de dados têm 23% mais chances de atrair novos clientes e aumentar suas receitas​.

Na VMtecnologia, o uso de IA permite identificar furtos e automatizar processos, gerando mais eficiência operacional. “Com soluções de autosserviço que utilizam IA para monitorar e gerenciar as operações, os varejistas conseguem se concentrar em estratégias de crescimento, entendendo melhor as necessidades dos clientes e oferecendo recomendações personalizadas”, explica Blac. Esta estratégia é corroborada por um estudo da Harvard Business Review, que destaca que empresas orientadas por dados conseguem uma vantagem competitiva significativa, utilizando as informações coletadas para oferecer uma experiência mais satisfatória e personalizada aos clientes​.

O futuro do varejo passa pela integração de soluções de autoatendimento com tecnologias emergentes, como a Internet das Coisas (IoT) e a realidade aumentada (RA). Essas tecnologias proporcionam uma experiência de compra cada vez mais conectada e personalizada. A IoT, por exemplo, permite que os dispositivos de autoatendimento se comuniquem com sistemas centrais de maneira eficaz, otimizando o gerenciamento de estoque, enquanto a RA oferece interações mais imersivas com os produtos, aumentando a satisfação e a fidelização do cliente .

Outro aspecto importante é a integração de sistemas de pagamento digital. Segundo o estudo da Juniper Research, o valor total das transações realizadas por meio de tecnologias de pagamento móvel, como NFC e QR Codes, deve ultrapassar US$ 6 trilhões até 2026 . Essas soluções tornam as transações mais rápidas e seguras, aumentando a eficiência das operações e reduzindo o uso de dinheiro físico.

Um caminho sem volta

O autoatendimento se consolidou como uma tendência robusta, que está longe de ser apenas uma moda passageira. A combinação de conveniência, segurança e personalização impulsiona o setor, criando uma nova era no relacionamento entre consumidores e marcas. Com tecnologias avançadas e a inteligência de dados, o varejo do futuro será mais eficiente, conectado e adaptado às necessidades de cada cliente.

Para os varejistas que desejam se destacar em um mercado competitivo, a adoção dessas soluções de autoatendimento representa uma oportunidade de oferecer experiências mais ricas e diferenciadas, agregando valor tanto para o consumidor quanto para os negócios. Como afirma Kelvin Blac, “adaptar-se a essas inovações é essencial para qualquer empresa que deseje prosperar no cenário moderno do varejo”.

O post Autoatendimento: uma experiência de compra no varejo apareceu primeiro em Varejo S.A.