Mario Sérgio Cortella palestra sobre as mudanças velozes no mundo moderno

O último momento do Omnivarejo foi marcado por uma palestra ministrada pelo renomado filósofo e professor Mario Sérgio Cortella. Com uma carreira sólida voltada à reflexão crítica sobre o mundo contemporâneo, Cortella apresentou “Cenários turbulentos, mudanças velozes”, onde trouxe à tona questões fundamentais para líderes e empreendedores do varejo que enfrentam um ambiente de constantes e rápidas transformações.

Ao longo de sua palestra, o filósofo destacou a relevância da gestão do conhecimento como ferramenta essencial para navegar por esse cenário imprevisível. Ele lembrou que, em um mercado dinâmico, o conhecimento não deve apenas ser adquirido, mas também sistematizado e compartilhado dentro das organizações. “O conhecimento só tem valor quando é colocado na prática. Empresas que mantêm um ambiente de aprendizagem contínua estão mais preparadas para lidar com incertezas”, afirmou.

Ele reforçou a ideia de que, em um mundo cada vez mais digital e interconectado, a capacidade de adaptação e resiliência tornou-se uma das habilidades mais valiosas para gestores e empresários. O professor também destacou que as mudanças tecnológicas e sociais trazem um grande desafio: a obsolescência do conhecimento. Ou seja, a busca constante por atualização é imperativa para líderes que desejam se manter competitivos no mercado.

Mudança, adaptação e oportunidade

Outro ponto relevante trazido por Cortella foi a necessidade de ver as mudanças não como ameaças, mas como oportunidades. Ele frequentemente enfatiza que momentos de crise e transformação abrem espaço para a inovação e o crescimento. As empresas que conseguem se reinventar e adotar novas práticas são mais aptas a prosperar em tempos de incerteza. “Mudança não é ruptura, é continuação. Quem não entende isso, fica para trás”, afirmou o pensador em uma de suas reflexões.

Em sua análise, Cortella trouxe a ideia de que a incerteza é uma constante no ambiente empresarial moderno. Ele alertou para o perigo de tentar eliminar totalmente os riscos em um cenário tão volátil. “O erro não é parte do fracasso, mas parte do processo”. Ele que ainda completou: “competência, como eu costumo dizer, não é o que você sabe, mas o que você faz com o que sabe”.

O filósofo reforçou que, em um cenário como o atual, é fundamental que as empresas desenvolvam um ambiente que promova o aprendizado contínuo, o desenvolvimento das pessoas e a inovação.

Durante 60 minutos, Mario Sérgio Cortella envolveu todos presentes no Omnivarejo com reflexões pertinentes sobre como o varejo pode se adaptar a um mundo em constante transformação, de fato sobre “Cenários turbulentos, mudanças velozes”, como intitulava sua palestra.

Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo

A convenção “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo” é o maior encontro de varejistas e empresários do Brasil. Organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) como parte da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e da 49ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina, a edição deste ano ocorre de 18 a 22 de setembro de 2024 na cidade de Balneário Camboriú (SC).

Tradicionalmente, as convenções do Sistema CNDL contam com líderes e empresários de todas as regiões do país em busca de conhecimento aplicável aos seus negócios e entidades, além de relacionamento e troca de experiências.

Os participantes do Omnivarejo tiveram a oportunidade de debater o futuro do setor, atualizar-se sobre inovações tecnológicas, estabelecer conexões estratégicas com representantes dos maiores varejistas do país, fortalecer sua rede de contatos, criar parcerias estratégicas e ganhar visões de futuro que impulsionarão o sucesso de sua empresa na próxima década.

O post Mario Sérgio Cortella palestra sobre as mudanças velozes no mundo moderno apareceu primeiro em Varejo S.A.