Omnivarejo: especialista da Linx discute o futuro do varejo

Após o show de ilusionismo da dupla Henry e Klauss, que animaram os participantes neste primeiro dia de Omnivarejo (20/9), todos foram imersos em um debate crucial para o futuro do setor varejista: o painel “Inovação e tecnologia: o futuro do varejo ”, liderado por Guga Schifino, especialista em inovação e conselheiro executivo da Linx. O palestrante trouxe uma visão sobre como as novas tecnologias estão revolucionando o varejo e como as experiências omnichannel fazem parte desse processo.

De acordo com Schifino, o cenário atual exige que os varejistas compreendam o comportamento do consumidor, especificamente da Geração Z. “Essas gerações, Z e Alpha, estão muito mais preocupadas com o final do mundo do que com o final do mês”, brincou. Que completou explicando a importância de atender às demandas desse público altamente engajado e influenciado pelo ambiente digital. “É fundamental fidelizar seus clientes e desenvolver experiências personalizadas”, contou.

A revolução tecnológica no varejo

Ele destacou que tecnologias estão remodelando os processos de cadeia de suprimentos, controle de estoques e até a forma como os consumidores interagem com os produtos. “Segundo estudos, hoje, 82% das vendas de lojas provêm da iniciativa de um valor digital. Ou seja, 82% do que vende na loja física, foi impulsionado no mundo digital”, contou.

Além disso, Schifino lembrou que muitas dessas inovações já estão disponíveis no Brasil, mas o verdadeiro diferencial é como os varejistas utilizam essas ferramentas para se manterem à frente da concorrência. “Para que ocorra essa inovação, não podemos mais olhar mais apenas para o cliente pensando no canal, mas sim em uma jornada completa”, disse.

O painel também destacou que a velocidade das mudanças tecnológicas requer uma abordagem ágil por parte das empresas. Schifino defendeu que a transformação digital é um processo contínuo, que exige constante adaptação e aprendizado. “Precisamos lembra ainda que vender é promover o sucesso do comprador”, enfatizou.

Com a digitalização crescente, os consumidores estão mais conectados e exigentes. Eles esperam que as marcas ofereçam experiências fluidas e personalizadas, independentemente de estarem comprando online ou em lojas físicas. “Conecte crença e comportamwento, valores de marca e a experiência do consumidor em um único sistema integrado que é operacionalizado em escala”, indicou.

Oportunidades no varejo

Durante o painel, Guga Schifino indicou algumas estratégias interessantes para acompanhar as possíveis tendências e inspirações que podem impactar o varejo nacional. “Minere as tendências em tempo real para personalizar sua história de marca. Alinhe seus valores centrais, princípios de experiência do cliente e crenças para ressoas autenticamente com o mercado em constante mudança”, pontuou.

Guga Schifino ressaltou ainda que o futuro do comércio é conversacional e preditivo. A capacidade de coletar, analisar e agir com base em dados está se tornando um diferencial competitivo. “Empresas que utilizam dados para entender o comportamento de compra criam estratégias de marketing mais eficazes, otimizam estoques e oferecem uma experiência de compra mais personalizada”, pontua.

Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo

A convenção “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo” é o maior encontro de varejistas e empresários do Brasil. Organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) como parte da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e da 49ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina, a edição deste ano ocorre de 18 a 22 de setembro de 2024 na cidade de Balneário Camboriú (SC).

Tradicionalmente, as convenções do Sistema CNDL contam com líderes e empresários de todas as regiões do país em busca de conhecimento aplicável aos seus negócios e entidades, além de relacionamento e troca de experiências.

Os participantes da Omnivarejo têm a oportunidade de debater o futuro do setor, atualizar-se sobre inovações tecnológicas, estabelecer conexões estratégicas com representantes dos maiores varejistas do país, fortalecer sua rede de contatos, criar parcerias estratégicas e ganhar visões de futuro que impulsionarão o sucesso de sua empresa na próxima década.

O post Omnivarejo: especialista da Linx discute o futuro do varejo apareceu primeiro em Varejo S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir