A transformação do varejo passa, cada vez mais, pelas mãos de mulheres que ocupam espaços de liderança e inovação no setor. Não por menos, o primeiro painel da convenção “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo“, que iniciou nesta sexta-feira (20/9), quis relacionar justamente o tema “Mulheres que transformam: o olhar que faz diferença”. Ele trouxe à tona debates sobre o impacto feminino no avanço do varejo tecnológico, destacando histórias de superação e sucesso que inspira todo o mercado.
O bate-papo contou com a participação de duas grandes referências no varejo brasileiro: Bruna Vasconi, fundadora e CEO do brechó Peça Rara, e Sônia Hess, ex-CEO da Dudalina e atual vice -presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Além da moderação do competente Alexandre Weimer, especialista em vendas e experiência do consumidor.
A força feminina que impulsiona o varejo
O mercado varejista, especialmente no Brasil, tem mostrado um ambiente dinâmico e competitivo, e a presença feminina tem desempenhado um papel fundamental na inovação e no crescimento. Segundo dados da Rede Mulher Empreendedora, o Brasil é o sétimo país no mundo com mais mulheres empreendedoras, e mais de 30 milhões de negócios no país são liderados por elas. As participantes do painel compartilharam suas jornadas, destacando desafios enfrentados ao longo da carreira e como essas experiências moldaram suas visões de liderança e transformação.
Bruna Vasconi, à frente da Peça Rara, contou sobre a importância do consumo consciente e a sustentabilidade no varejo de moda. Sua trajetória no comando de um brechó que valoriza o reaproveitamento de peças reflete a crescente demanda por práticas sustentáveis, especialmente entre os consumidores mais jovens. Bruna abordou como o olhar feminino é capaz de enxergar oportunidades além do lucro, criando negócios com propósito.
“Desenvolvi o negócio de uma maneira intuitiva, sem saber o que seria um brechó. Consegui abrir a minha primeira loja com itens emprestados e doados por outras pessoas”, contou. Ela também lembrou orgulhosamente que, a partir da contribuição da marca, muitas outras empresas surgiram.
Já Sônia Hess, com sua longa carreira à frente da Dudalina, trouxe à discussão sua experiência em gestão de pessoas e liderança no varejo. Sônia, que hoje é uma das maiores defensoras da equidade de gênero no setor, falou sobre os desafios que as mulheres ainda enfrentam para alcançar posições de liderança e sobre como a colaboração feminina é um diferencial competitivo para as empresas que desejam prosperar em um mercado em mudança constante.
“Hoje, o mundo tem mais de 40 conflitos, mais de 40 guerras. Nenhum delas possui o rosto de uma mulher. O mundo só vai mudar com perfil feminino: a luta pela vontade, perseverança e paz”, destacou.
O olhar feminino no varejo
As tecnologias e as mudanças no comportamento de consumo abriram caminho para novas emergências no mercado, incluindo a valorização da diversidade e da busca por propósito. E, nesse cenário, as mulheres estão protagonizando grandes transformações. A discussão levantada no painel também chamou atenção para a necessidade de incentivar mais mulheres a ocuparem cargas estratégicas no varejo.
“Meu marido não tinha condição financeira ruim, mas era uma vida apertada, e eu precisava dar conta das minhas escolhas”, contou Bruna. Com sua empresa já criada, ela pensou na possibilidade de aumentar a marca e, para isso, contou com o apoio do Sebrae. “Em 2021, José Carlos Semenzato, o ‘Shark’ se tornou sócio da marca por meio da holding de franquias SMZTO, da qual é fundador”, disse orgulhosa.
Sônia Hess lembrou que começou a trabalhar muito cedo, em uma das lojas que a mãe montou em Blumenau para vender a produção da fábrica de camisas da família. “O exemplo de empreendedorismo feminino surgiu dentro de casa”, contou. Ela ainda destacou um dos motivos para entrar no ramo empresarial e na luta pela valorização da mulher. “Quando você muda a vida de uma mulher, você muda a vida de uma família, e às vezes muda a vida de toda uma comunidade”, finalizou a vice -presidente do Grupo Mulheres do Brasil.
O painel “Mulheres que Transformam” foi um marco na convenção Omnivarejo 2024, destacando que o futuro do varejo depende da inclusão, da diversidade e do olhar único que as mulheres trazem ao mercado. O sucesso das participantes, como Bruna Vasconi e Sônia Hess, é uma prova viva de que a contribuição feminina no varejo é mais do que necessária — ela é transformadora.
Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo
A convenção “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo” é o maior encontro de varejistas e empresários do Brasil. Organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) como parte da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e da 49ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina, a edição deste ano ocorre de 18 a 22 de setembro de 2024 na cidade de Balneário Camboriú (SC).
Tradicionalmente, as convenções do Sistema CNDL contam com líderes e empresários de todas as regiões do país em busca de conhecimento aplicável aos seus negócios e entidades, além de relacionamento e troca de experiências.
Os participantes do Omnivarejo têm a oportunidade de debater o futuro do setor, atualizar-se sobre inovações tecnológicas, estabelecer conexões estratégicas com representantes dos maiores varejistas do país, fortalecer sua rede de contatos, criar parcerias estratégicas e ganhar visões de futuro que impulsionarão o sucesso de sua empresa na próxima década.
O post Omnivarejo traz painel com mulheres que transformam o varejo apareceu primeiro em Varejo S.A.