Formado em desenho industrial, onde desenvolveu habilidades para criar soluções inovadoras, Jansen Moreira sempre teve um apreço por tecnologia. Logo após um intercâmbio na Suécia, com uma bolsa concedida pela Rainha Sílvia, migrou para o setor de vendas de celulares e fundou a marca Niivo na China, antes ainda da “era dos smartphones”. Embora a Niivo tenha sofrido com problemas de fluxo de caixa, a experiência foi um aprendizado valioso. Em seguida, Jansen ingressou na Huawei, gerenciando grandes contas na venda de smartphones para o varejo. Esta experiência revelou a necessidade de campanhas de incentivo de vendas mais eficientes, o que o levou a fundar, há sete anos, a Incentive.me.
A decisão de empreender
Para Jansen, o grande decisão de sua carreira foi a coragem de sair da suposta segurança da CLT e fundar a Incentive.me, startup de tecnologia para gestão de campanhas de incentivo de vendas. Assumir a responsabilidade de criar e gerir um negócio trouxe uma nova gama de desafios e oportunidades, permitindo-lhe focar exclusivamente no sucesso da empresa e enfrentar uma série de responsabilidades, desde a gestão de pessoas até a estratégia de crescimento.
Hoje, a marca possui um bom e contínuo crescimento anual, exigindo o empresário uma adaptação constante de sua liderança para estar à altura das novas demandas e compromissos, um processo que Jansen abraça com entusiasmo e dedicação.
Um dos projetos mais significativos liderados por Jansen é o Notifica.aí, que integra o ChatGPT com o disparador omnicanal de mensagens da empresa. Esta iniciativa destacou-se por sua inovação, melhorando significativamente a comunicação e o engajamento com os clientes.
Desafios do varejo
O CEO acredita que os maiores desafios do varejo incluem a sobrevivência financeira dos empreendedores em um ecossistema econômico complicado. Embora o setor distribua uma grande quantidade de dinheiro para uma rede de fornecedores, muitas vezes sobra muito pouco para os próprios varejistas.
Além disso, ele observa a necessidade de adaptação rápida às mudanças tecnológicas e comportamentais dos consumidores é crucial para garantir uma experiência de compra fluida e integrada em múltiplos canais.
Como exemplo desse adequamento, Jansen tem como referência a mudança da experiência do cliente, especialmente devido ao papel central dos smartphones no comportamento humano. Desde a Web 1.0 até o live commerce popularizado pelo TikTok, a interação dos consumidores com as marcas evoluiu constantemente. Grandes marketplaces como Amazon e Mercado Livre redefiniram a eficiência logística, enquanto enfrentam críticas por canibalizarem produtos de sucesso. A adaptação a essas mudanças é essencial para o sucesso contínuo no varejo.
Frase inspiradora
“CNPJs não batem metas, pessoas sim”
Participação no Omnivarejo
No evento “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo“, Jansen Moreira promete discutir a conexão entre a indústria e o varejo, enfatizando a importância da transparência e parceria para o investimento e sucesso mútuo. Ele também vai apresentar tendências em tecnologia e como elas podem transformar a experiência do cliente e otimizar operações no varejo.
O post Ele largou a CLT e fundou uma startup focada em incentivar equipes de vendas apareceu primeiro em Varejo S.A.