Digitail 2024: IA como parte da cultura de uma empresa

Nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), ocorre a Digitail Conference 2024, que reunindo mais de 30 palestrantes prontos para oferecer visões e estratégias que estão moldando o futuro do varejo. Realizado pela Gouvêa Experience, com a CNDL como associação parceira, o evento destaca as principais soluções digitais que estão transformando o mercado e oferecendo novas oportunidades para negócios de todos os portes.

Entre os destaques do primeiro dia, a palestra de Talita Lacerda, CEO da Petlove, chamou a atenção dos participantes. Com o tema “Inteligência Artificial como parte da cultura de uma empresa orientada por dados”, a executiva compartilhou sua experiência na integração de IA no coração da Petlove e como essa tecnologia pode ser fundamental para a tomada de decisões estratégicas e operacionais. “Cerca de 80% do nosso foco está em inovação, mesmo em áreas não relacionados à tecnologia. A inovação é o motor da companhia e estamos sempre obstinados a surpreender”, ressalta a executiva.

Interessante destacar que a cultura organizacional está sempre relacionada às normas e aos valores da empresa, que moldam os comportamentos de seus funcionários. Já a cultura de inovação, por sua vez, é o tipo de hábito caracterizado pelos comportamentos inovadores de toda uma equipe. Em vez de submeter a inovação a uma área específica, é importante que ela esteja intrínseca ao modus operandi da empresa para que todos possam atuar de forma diferente.

Segundo Talita Lacerda, para a sua empresa, a inovação é um pilar da cultura. “É um dos nossos valores e está presente no nosso dia a dia. Cada time, dentro de seu escopo, busca constantemente formas de trazer mais saúde e bem-estar para o pet e encantar e surpreender o tutor. A inovação é uma consequência dessa busca”, afirma.

Personalização

Como percebemos, a Petlove tem a inovação em seu DNA e isso, com os dias atuais, também significa uso de ferramentas modernas, como inteligência artificial e big data para revolucionar o atendimento ao cliente. No caso da empresa, há bots inteligentes que entendem as necessidades dos clientes, recomendam produtos perfeitos e respondem suas dúvidas de forma personalizada.

A IA generativa está sendo utilizada para desenvolver bots que apoiam a experiência do cliente e as vendas internas, criando uma jornada de compra ainda mais eficiente e satisfatória. A executiva lembrou ainda que para alcançar esse nível de inovação, a Petlove montou um time multidisciplinar com metas claras.

Reflexões

Está claro que o futuro do varejo está intrinsecamente ligado às soluções digitais. A trajetória da Petlove ilustra como a inovação, o compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e o alinhamento com valores éticos são fundamentais para o sucesso no mercado brasileiro. Por meio da integração da inteligência artificial em sua cultura empresarial, a marca vem crescendo e motivando outras empresas a adotarem uma abordagem centrada em dados e orientada por valores.

O post Digitail 2024: IA como parte da cultura de uma empresa apareceu primeiro em Varejo S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir