Todas as jornadas geracionais trazem particularidades e desejos. Os baby boomers, por exemplo, priorizam segurança financeira e estabilidade pessoal, enquanto a geração X busca se libertar dos moldes antigos em favor de autonomia e flexibilidade. A geração Y viveu a revolução da internet, adaptando-se com agilidade a um mundo cada vez mais tecnológico. Já a geração Z é nativa digital, imersa em conectividade desde o início.
Apesar das diferenças, cada uma dessas gerações têm algo em comum quando se trata de consumo: cada uma tem suas preferências e expectativas únicas, e os lojistas precisam estar prontos para atender a essas necessidades específicas. Para falar sobre as jornadas geracionais e explorar como a tecnologia impacta o mercado brasileiro, o Varejo S.A. Podcast conversou com o CEO da Pagaleve, Henrique Weaver.
O crescimento do comércio eletrônico no Brasil, impulsionado pela pandemia, vem transformando a jornada do consumidor em direção a uma experiência mais segura e fácil. De acordo com Weaver, “as jornadas no e-commerce têm migrado bastante, com duas grandes evoluções notáveis: a segurança, que envolve processos que asseguram a confiança do consumidor, e a facilidade de uso, que torna a experiência mais simples e intuitiva.”
Durante a conversa, o empresário também abordou sobre como o conflito geracional pode influenciar nas estratégias adotadas por um e-commerce. “Geralmente, nos produtos novos de tecnologia, os usuários iniciais são pessoas mais jovens e de regiões com maior acesso à tecnologia”, observa Weaver. Por conta disso e para atingir um público mais amplo, ele sugere três estratégias fundamentais: “é crucial ter um produto de fácil compreensão para que o usuário não desista de usá-lo; proporcionar bons canais de atendimento com clareza; e, acima de tudo, oferecer vantagens reais. Se a proposta de valor for realmente boa, ela se expandirá para as demais faixas etárias.”
Quer conferir o bate-papo completo? Escute o episódio no seu tocador de podcast preferido.
O post Varejo S.A. Podcast: jornadas geracionais e impacto tecnológico no varejo brasileiro apareceu primeiro em Varejo S.A.