A crise gerada pela pandemia da Covid-19 já é considerada uma das mais graves da história, com impactos relevantes em todos os setores nos âmbitos econômicos e sociais. Para superar esse momento que ainda não tem data para terminar, entidades de todo o Sistema CNDL promoveram nos últimos meses campanhas, ações e projetos com caminhos e informações que pudessem amenizar os impactos do coronavírus no setor de comércio e serviços.
O quarto dia da Semana da Comunicação do Sistema CNDL, realizada nesta quinta-feira (25), teve como tema “Como não parar em momentos de crise” e reuniu profissionais de comunicação de FCDLs e CDLs para apresentarem cases de sucesso. O encontro aconteceu pelo canal da CNDL no Youtube.
Confira os projetos apresentados:
1) Comércio Seguro e Compre do RN – FCDL Rio Grande do Norte
As duas campanhas foram apresentadas pela comunicadora Luciana Tito, assessora de imprensa da FCDL-RN. O projeto Comércio Seguro tem o objetivo de fortalecer o comércio local, movimentar a economia e cumprir o papel institucional e social da CDL orientando lojistas quanto aos protocolos de segurança para retomada das atividades comerciais.
“Com essa campanha buscamos mostrar que o comércio valoriza a vida através do cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção à Covid-19. Queremos atrair o consumidor para a loja com a certeza que ali é um ambiente seguro para as compras”, destacou Luciana.
Para receber o selo de Comércio Seguro, os lojistas tem por base um cartilha entregue pela entidade com algumas normas estabelecidas pelo governo local que devem ser cumpridas. Após agendamento de fiscalização e comprovação da adequação, a loja passa estampar em vitrines e redes sociais o selo elaborado pela CDL.
Além desse projeto, Luciana apresentou também uma campanha de valorização do comércio local: a Compre do RN. Criada há cinco anoa, a campanha encontrou na crise gerada pela pandemia uma oportunidade de reforço e fortalecimento das compras locais. “A intenção é valorizar os pequenos negócios e criar nas pessoas o sentimento de pertencimento”, afirmou Tito. “Nossas campanhas mexem com todo mundo. Não queremos atingir apenas com comercio, mas também ganhar relevância para toda a cidade”, completou.
2) Loja Segura e distribuição de kit para lojistas – CDL Campina Grande
Para colaborar com a retomada do comércio e orientar os lojistas quanto as adaptações que precisam ser adotadas para o funcionamento das lojas, a CDL Campina Grande elaborou o projeto Loja Segura. A ideia, segundo a responsável pela ação, Luanna Farias, é demonstrar aos consumidores a real preocupação com o ambiente da loja.
“Para nós da CDL não adianta reabrir se o cliente não se sentir seguro para voltar a frequentar o comercio. A campanha é uma contribuição nossa aos lojistas no momento mais importante para a retomada das atividades e a busca do novo normal do varejo”, destacou a comunicadora.
A ação contou ainda com a distribuição de kits com máscaras, cartaz alertando a obrigatoriedade do uso da máscara por clientes e colaboradores, adesivos indicativos do distanciamento na fila do caixa, selo Loja Segura para vitrines e cartilha com orientações sobre os protocolos de segurança.
“A campanha serve como oportunidade para ampliar a cartela de associados. Na recepção, os lojistas não associados precisam preencher um formulário no ato da entrega do kit. Então, esse dados são repassados para o departamento comercial para prospecção de clientes”, afirmou Luanna.
3) CDL em Ação – CDL São Mateus do Sul
Renata Santana, da CDL São Mateus do Sul, trouxe o projeto CDL em Ação, que nasceu da necessidade de apresentar ao associado soluções que o auxiliem a enfrentar os impactos referentes à Covid-19 nas mais diversas frentes, visto que a individualidade de cada negócio exige um auxílio específico.
“A ideia surgiu a partir de pesquisas realizadas com consumidores e empresários, que em questão aberta, puderam expor seus maiores problemas e expectativas com relação a entidade”, declarou Renata. O projeto conta com diversas categorias de ações, sendo elas:
- CDL Pesquisa: para aplicação de pesquisas locais com o intuito de entender os interesses e necessidades tanto das empresas associadas, quanto dos consumidores;
- CDL Treinamento: cursos, palestras, consultorias, etc.;
- CDL Informa: matérias de interesse do associado, decretos, etc.;
- CDL Faz: campanhas em datas sazonais, materiais para utilização das empresas como jingles, cartazes, campanhas de incentivo ao comércio local, etc.;
- CDL Impulsiona: lives e materiais com dicas sobre diversos assuntos de interesse do associado, bem como divulgação de promoções e ofertas por eles elaboradas, etc.;
- CDL Soluções: serviços desenvolvidos por entidades ou empresas, que por meio de parcerias ou da força do movimento lojista, disponibilizaremos aos associados; e
- CDL Solidária: ações com cunho social que visem beneficiar empresas ou famílias que tenham necessidades específicas.
“Conseguimos uma comunicação mais organizada no sentido de dar respostas sobre o que estamos fazendo pelo comércio local e pelos associados. Temos conseguido um retorno dessas ações através da geração de conteúdos relevantes, da aproximação dos associados, órgãos públicos, imprensa e da comunidade em geral. Estamos conseguindo a confiança para fortalecer o varejo no município, além de dar a segurança e o respaldo que as pessoas tanto pedem da CDL”, finalizou a comunicadora.
4) Varejo Play – FCDL Minas Gerais
A FCDL de Minas Gerais apresentou o projeto Varejo Play, uma plataforma de educação e entretenimento à distância com foco em atender comerciantes de todo o Brasil. A iniciativa tem como objetivo fortalecer lojas de micro e pequenos empresários que atuam no varejo, com foco em vendas, gerenciamento de lojas, vendas online e redes sociais.
A plataforma já disponibiliza mais de 54 episódios de vídeos, que receberam produção cinematográfica que os fazem parecer muito mais com uma série de TV do que com uma aula. Todo o conteúdo foi pensado de forma a atender à forma como a maioria dos lojistas prefere aprender, de maneira prática e leve.
“Por isso, ensinamos técnicas rápidas, simples e ao mesmo tempo com muito bom humor”, comentou Thiago Oliveira, co-fundador do Varejo Play.
Além dos vídeos gravados, a Varejo Play também oferece mentorias coletivas e ao vivo, que preparam o lojista para o exercício de liderança diário com as equipes e também no planejamento de melhores estratégias e ações para suas lojas. Na parceria, a CDL oferece um desconto de 10% para os lojistas e empresários da cidade, contribuindo ainda mais com os resultados dos lojistas.
5) Parceira para aumento de associados – CDL Rondonópolis
Para finalizar o dia, o jornalista Robson Morais, da CDL Rondonópolis, apresentou o case sobre parceria que possibilitou o aumento no número de associados durante a pandemia da Covid-19. De acordo com o comunicador, mais de 200 empresários se tornaram novos associados da CDL Rondonópolis entre os meses de abril, maio e junho, um crescimento de 26%.
A parceria foi firmada entre a CDL local e a cooperativa de crédito Sicredi Sul, que possibilitou linha de crédito especial a empresários de Rondonópolis (MT) neste momento de pandemia. Com taxas fixas de 1,49%/mês e 180 dias de carência. No total, R$ 40 milhões foram disponibilizados aos associados.
“Após firmada a parceria, criamos núcleos de atendimento nos municípios que não contavam com a entidade, dentro das próprias agências do Sicredi. Assim, a CDL de Rondonópolis conseguiu alcançar associados das cidades vizinhas, ampliando o associativismo para toda a região Sul do Estado”, destacou Robson.
Inicialmente, a ação visava ajudar micros, pequenos e médios empresários do município. Devido ao sucesso, a parceria foi ampliada para empresários de toda a região Sul de Mato Grosso e empresas de todos os portes. Também o teto inicial, de R$ 50 mil a cada pedido, foi expandido. Agora, os contratos são firmados de acordo com as capacidades de pagamento de cada empresário/associado.