Roupas, perfumes e calçados lideram a lista de presentes no Dia dos Pais. Como o varejo pode se preparar

A chegada do Dia dos Pais movimenta o comércio em todo o Brasil, e os dados da nova pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, revelam as preferências que devem ditar as estratégias do varejo neste ano. Os produtos mais citados pelos consumidores são roupas (44%), perfumes e cosméticos (34%) e calçados (31%) — categorias que, além de populares, combinam apelo emocional com funcionalidade.

Para Rafael Reolon, diretor de Retail da Linx, esses números revelam muito mais do que simples hábitos de consumo. “O consumidor brasileiro busca presentes que unem funcionalidade com uma demonstração de carinho e afeto. São itens usados no dia a dia, mas que exigem uma escolha personalizada, de acordo com os gostos e personalidade da pessoa. Por isso, são presentes que demonstram cuidado, com valor real para quem recebe”, explica.

Ainda segundo a pesquisa, o ticket médio de compras está estimado em R$ 255, com 45% dos consumidores planejando comprar apenas um presente. Para o varejo, o desafio está em transformar essa intenção em oportunidades de aumentar o valor médio das compras. “O varejista pode apostar em combos personalizados, como camisa e cinto, ou perfume e nécessaire. Também funcionam bem os produtos de edição limitada, embalagens especiais e brindes temáticos que aumentam a percepção de exclusividade”, afirma Reolon. Ações como descontos progressivos, frete grátis acima de determinado valor e cashback também são estratégias eficazes para elevar o ticket médio.

Invista em promoções e atrativos para o consumidor

Outro dado importante da pesquisa mostra que 33% dos consumidores valorizam promoções e 36% são influenciados por vitrines e exposições de produtos. Nesse ponto, o visual da loja e a experiência no ponto de venda ganham protagonismo. “As vitrines devem ir além da exposição de produtos: precisam contar histórias. É preciso criar ambientações que representem diferentes estilos de pai e destacar sugestões de kits prontos, frases emotivas e elementos visuais que despertem afeto e identificação imediata”, recomenda o especialista. Segundo ele, o mesmo vale para promoções, que devem ser visíveis, fáceis de entender e integradas a todos os canais de comunicação da loja.

Para estimular a venda combinada, mesmo entre os consumidores que planejam comprar apenas um presente, a solução está em destacar o valor da composição. “Kits prontos com bom custo-benefício, brindes exclusivos ou descontos progressivos são ferramentas que funcionam bem. Quando o cliente percebe que investir um pouco mais oferece uma entrega mais completa e significativa, a decisão de compra se torna mais fácil”, observa Reolon.

No cenário competitivo das grandes redes e e-commerces, os pequenos e médios varejistas também têm espaço — especialmente quando apostam em atendimento personalizado e agilidade. “Um dos maiores diferenciais do pequeno varejo é a proximidade. O atendimento consultivo, com sugestões conforme o perfil do presenteado, pode fazer toda a diferença. Além disso, as redes sociais como WhatsApp, Instagram e TikTok permitem um contato direto com o cliente, facilitando o atendimento e ampliando a visibilidade da loja”, destaca.

A logística também é uma vantagem para o comércio local. “Oferecer retirada rápida na loja ou entregas no mesmo dia pode ser decisivo em datas comemorativas como o Dia dos Pais, em que muitos consumidores deixam para comprar na última hora”, afirma Reolon. Ele ainda destaca a importância das parcerias locais como estratégia criativa: “Uma barbearia pode se unir a uma loja de roupas, oferecendo kits ou descontos cruzados. Isso fortalece os dois negócios e cria experiências únicas.”

Neste Dia dos Pais, o varejo que estiver atento aos desejos dos consumidores e preparado para entregar mais valor (seja no presente, no atendimento ou na experiência) sairá na frente.

O post Roupas, perfumes e calçados lideram a lista de presentes no Dia dos Pais. Como o varejo pode se preparar apareceu primeiro em Varejo S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir