Engajamento que gera resultados. Esse foi o tema do último módulo do projeto Efeito Líder, concluído na última terça-feira (24). A formação foi conduzida pela publicitária e facilitadora Luciana Falcão Franco, que encerrou a jornada de sete semanas com uma abordagem inspiradora sobre a importância do engajamento nas equipes. Ao fim do encontro, os participantes receberam seus certificados de conclusão.
De acordo com Luciana, em um cenário corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo, a busca por resultados sustentáveis e equipes de alta performance exige que as empresas repensem suas estratégias de gestão de pessoas. Por isso, o engajamento verdadeiro, longe de ser uma tendência passageira, tornou-se um pilar fundamental para o sucesso. “Engajar vai além da presença física no ambiente de trabalho. É um compromisso emocional profundo com o propósito da marca”, afirmou.
Luciana Falcão Franco é referência nas áreas de comunicação e gestão com foco em marketing, atendimento ao cliente e experiência do consumidor. Consultora em Gestão Estratégica de Atendimento, palestrante e autora, ela criou a marca @UAUdaLU, voltada a valorizar profissionais que fazem a diferença no dia a dia das empresas.
Quais são os pilares do engajamento?
Luciana Falcão Franco – Pertencimento, propósito e valorização.
Pode explicar um pouquinho de cada um?
Luciana Falcão Franco – Pertencimento é quando a pessoa se sente importante dentro da marca, dentro da empresa. Independentemente da função, ela se sente parte. Isso não tem receita de bolo O líder precisa identificar e, muitas vezes, desenvolver essa pessoa. Propósito é a direção da marca: se a empresa tem um “porquê” claro, as pessoas naturalmente seguem esse caminho. E valorização é reconhecer o que cada pessoa faz bem. Quanto mais valorizamos, mais as pessoas se engajam. E, a partir daí, elas também aprendem o que ainda não dominam.
Na prática, como o líder gera engajamento?
Luciana Falcão Franco: Comunicando com clareza o propósito da marca, praticando escuta ativa, formando pessoas, celebrando conquistas, tanto coletivas quanto individuais, e oferecendo autonomia com responsabilidade.
Esse resultado é visível?
Luciana Falcão Franco: Sim. Engajamento vira performance, a cultura positiva vira reputação e a atitude alinhada vira resultado final.
Quais atitudes definem um líder?
Luciana Falcão Franco: O líder precisa estar presente. Acompanhar, ir a campo, perceber quem precisa de mais orientação, incentivo, desenvolvimento. E também reconhecer. Quanto mais o líder reconhece, mais o colaborador se engaja.
Na prática, o que é ser líder?
Luciana Falcão Franco: Ser líder é estar presente, acompanhar de perto. É conhecer a marca, os produtos, e ter domínio sobre o que se faz. É inspirar pelo exemplo, pelo conhecimento e pela vontade genuína de desenvolver o outro.
O que é liderar com foco em pessoas?
Luciana Falcão Franco: Hoje, o que faz diferença no mercado são as pessoas. O atendimento é o grande diferencial de uma marca. Por isso, o papel do líder é desenvolver. Encontrar talentos é bom, mas formar talentos é ainda mais poderoso. Às vezes, a pessoa entra sem saber nada, mas com vocação, com vontade. E com apoio, ela pode até se tornar gestora no futuro.
Engajamento é custo ou investimento?
Luciana Falcão Franco: Engajamento é investimento. Se todas as pessoas estão alinhadas com o propósito da empresa, inspiradas, elas naturalmente geram resultados através das atitudes. O retorno é real.
O que faz de um profissional um líder diferenciado?
Luciana Falcão Franco: O acompanhamento, a orientação e o foco no desenvolvimento de pessoas. Um líder diferenciado é aquele que acredita no potencial do outro, que acredita que a pessoa pode ser mais do que é. Ele vê o que os outros não veem e aposta nisso.
Todo mundo nasce líder?
Luciana Falcão Franco: Não. Algumas pessoas têm talento natural: gostam de gente, lidam bem com diferentes personalidades. Outras se desenvolvem. Ser líder é, antes de tudo, uma decisão: “eu quero ser líder”. E, a partir daí, é possível aprender, praticar e evoluir.
O post Engajamento que gera resultados é tema de encerramento do Efeito Líder apareceu primeiro em Varejo S.A.