Uma aposta arriscada de 10 mil reais transformou-se em um império empresarial multimilionário. Esta é a história de um ex-funcionário de multinacional que, munido apenas de coragem e uma ideia inusitada, revolucionou o mercado com publicidade em saquinhos de pão. Hoje, esse visionário está à frente de um conglomerado de oito empresas, com faturamento conjunto superior a 200 milhões de reais.
A jornada empreendedora iniciou-se com a criação da PremiaPão, uma microfranquia que rapidamente se expandiu. Em apenas um ano, já contava com mais de 100 operações. Atualmente, a rede ultrapassou a marca de mil franqueados e acumulou mais de 30 milhões de reais em lucros.
O modelo inovador de Raphael Mattos ganhou destaque ao combinar publicidade, premiação aos consumidores e responsabilidade ambiental, com o plantio de mais de 1.200 árvores. Contudo, a trajetória da PremiaPão enfrentou obstáculos significativos. Uma participação malsucedida na 3ª temporada do programa Shark Tank Brasil quase comprometeu todo o projeto. “Ouvir ‘não’ em rede nacional foi devastador. Passei por períodos em que não consegui me olhar no espelho. Perdi contratos, franqueados e projetos importantes”, relata Mattos.
A superação veio através da persistência. Após participar de um programa digital e reconhecer o potencial do ambiente online, Mattos encontrou um novo rumo. Ele se estabeleceu como influenciador no setor de franquias, vencendo desafios pessoais como gagueira e introversão por meio de terapia e preparação intensiva. Atualmente, conta com mais de um milhão de seguidores nas redes sociais e já inspirou mais de 10 mil pessoas a empreenderem.
Sua influência, no entanto, vai além do mundo digital. Mattos fundou a Revolução Digital, uma franqueadora baseada no modelo drop service, que facilita a conexão entre clientes e especialistas em serviços digitais. Além disso, criou a Player Company, focada em educação e consultoria para empreendedores, e a Acelera, uma aceleradora de franquias.
Diversificando seu portfólio, Mattos investiu no setor alimentício com empreendimentos como a Docecleta, especializada em venda ambulante de brownies; a Coxinha no Pote, que inovou no conceito de delivery; e a Konioca, que se destaca pela produção de tapioca em formato de cone, já contando com mais de 50 unidades e faturamento anual superior a 40 milhões de reais.
Recentemente, Mattos tornou-se sócio da Honest Market, uma rede de minimercados autônomos que já conta com mais de 400 franqueados, consolidando-se como uma tendência ascendente no varejo brasileiro.
“Minha trajetória é marcada pela capacidade de transformar dificuldades em alavancas de crescimento. Agora, estou mirando no futuro com um objetivo ousado: quero me tornar investidor do programa Shark Tank Brasil e sair da cadeira de sardinha para ocupar a de tubarão. As pessoas ainda vão ouvir falar muito de mim”, finaliza.
O post Como se reinventar após um “não” no programa Shark Tank apareceu primeiro em Varejo S.A.