Expansão acelerada das big techs desafia respostas de governança e regulação

“A governança não deve apenas reagir aos desafios, mas antecipá-los”, define Evan Epstein, diretor-executivo e professor adjunto do Centro de Direito Empresarial da UC Law San Francisco. O especialista esteve na abertura do 25º Congresso do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), com a palestra “Estratégias modernas de governança corporativa: tendências do Vale do Silício”.

Segundo a coluna de Fernando Castilho, que cobriu o evento pelo JC-PE, as dimensões, a complexidade e a velocidade da expansão de big techs com valor de mercado — que começa a ser estimado em trilhões de dólares (como Alphabet, Apple, Microsoft e Amazon) — já causam perplexidade aos reguladores para definir e executar os controles.

Little techs são desafio ainda maior

Epstein aponta que os maiores desafios podem estar relacionados às “little techs”, startups que proveem soluções complementares ou de nicho. Por serem empresas de capital fechado, sem as normas de transparência e accountability exigidas por legislações como a SOx (Lei Sarbanes-Oxley, que regula as bases de governança para sociedades anônimas nos EUA), desenvolvem seus modelos de negócio de forma menos controlada.

Ele mencionou que o Departamento de Justiça (DoJ) começa a criar formas de monitoramento e análise não apenas das big techs em expansão, mas também das empresas do ecossistema. Até porque muitas delas podem vir a ser adquiridas pelas grandes plataformas.

O especialista estima que 1400 empresas do Vale do Silício concentrem 70% do desenvolvimento de IA no mundo. “Promover o diálogo entre todas as partes interessadas e manter um equilíbrio entre lucro e propósito é o que impulsionará uma governança sustentável e responsável, que será capaz de suportar desafios locais e globais”, disse Epstein, em entrevista ao blog do IBGC.

O post Expansão acelerada das big techs desafia respostas de governança e regulação apareceu primeiro em Varejo S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir