Entregas atrasadas lideram motivos de abandono de marca, aponta pesquisa

A experiência do cliente tornou-se o diferencial entre a fidelidade ou o abandono de uma marca. De acordo com o relatório CX Trends 2024, lançado em janeiro deste ano, 58% dos consumidores afirmam que não comprariam novamente de uma marca após uma experiência negativa, com atrasos na entrega (28%) e baixa qualidade do serviço (27%) sendo os principais motivos de insatisfação.

Segundo Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE 3, referência em logística no Brasil, os atrasos nas entregas representam uma quebra significativa de confiança. “As expectativas dos consumidores em relação à rapidez e precisão na entrega nunca foram tão altas, e as marcas que não conseguirem atender a essas demandas correm o risco de perder sua base de clientes para concorrentes mais ágeis”.

Em datas sazonais, a agilidade logística tornou-se ainda mais relevante. “O mercado é implacável e a lealdade do cliente está diretamente ligada à experiência que ele tem com a marca em todas as etapas do processo de compra, incluindo a entrega”, ressalta o CEO. Ele ainda apontou sete tópicos para auxiliar nos desafios logísticos e garantir a satisfação do cliente::

  • Otimização de rotas: utilize sistemas de roteirização que considerem tráfego, condições climáticas e outros fatores em tempo real para determinar a melhor rota. “Isso garante total transparência e controle para os nossos clientes”, detalha o CEO.
  • Tecnologia de rastreamento em tempo real: implemente sistemas que permitam monitorar as entregas em tempo real, oferecendo visibilidade tanto para a empresa quanto para o cliente. “Para otimizar processos e melhorar a eficiência das operações”, acrescenta Juliani.
  • Parcerias confiáveis: selecione transportadoras com histórico de pontualidade e mantenha uma comunicação constante para lidar rapidamente com qualquer imprevisto.
  • Treinamento de equipes: capacite os colaboradores para que possam gerenciar situações imprevistas de forma eficiente. ”Priorize entregas urgentes, sempre”, enfatiza Juliani.
  • Comunicação proativa com clientes: mantenha os clientes informados sobre o status de suas entregas e, em caso de possíveis atrasos, ofereça alternativas e suporte imediato.
  • Manutenção preventiva: garanta que a frota de veículos esteja sempre em perfeito estado, realizando manutenções regulares para evitar problemas durante as entregas. “Outro ponto essencial é realizar auditorias frequentes nos processos logísticos para identificar e corrigir potenciais falhas antes que causem atrasos”, afirma Juliani.
  • Flexibilidade na entrega e planejamento: ofereça opções flexíveis de entrega, como horários diferenciados ou entrega no mesmo dia, para atender melhor às necessidades dos clientes. “É importante antecipar as demandas sazonais e planejar a logística com antecedência, aumentando a capacidade operacional quando necessário”, finaliza o CEO do Grupo MOVE 3.

O post Entregas atrasadas lideram motivos de abandono de marca, aponta pesquisa apareceu primeiro em Varejo S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir