NRF: tendências, inovações e desafios para o trade marketing em 2025

O segmento de trade marketing está em constante evolução, impulsionado por mudanças no comportamento do consumidor, novas tecnologias e fatores socioeconômicos. O ano de 2025 começou em grande estilo com a realização da NRF Retail’s Big Show, em Nova Iorque. O evento reúne os principais nomes do varejo global para discutir tendências, inovações e estratégias que impactam o setor, e traz insights valiosos para players de todos os continentes.

No universo do trade marketing, o uso da inteligência artificial (IA) na gestão do ponto de venda (PDV), o crescimento das redes regionais, a movimentação do varejo físico e a capacitação da mão de obra são questões que estarão no cerne das estratégias. Reuni neste artigo alguns dos principais pontos abordados no evento, com o intuito de inspirar e auxiliar na preparação para os desafios e oportunidades que estão por vir.

Inteligência artificial para otimizar as ações no PDV

A NRF 2025 destacou a aplicação da inteligência artificial nos negócios, focando em duas vertentes principais: o aumento da produtividade ao longo da cadeia de valor e a personalização da experiência do consumidor. A IA pode otimizar operações como logística, monitoramento de estoques e precificação dinâmica, além de promover uma compreensão aprofundada e ágil das preferências dos clientes, permitindo assim entregas mais personalizadas.

No âmbito do trade marketing e na gestão das ações no ponto de venda, a IA se mostra uma ferramenta poderosa para melhorar a relação entre marcas e consumidores. Um estudo da PwC de 2023, revelou que 50% dos brasileiros estão abertos a utilizar chatbots e soluções baseadas em IA para tomar decisões de compra, ressaltando o impacto positivo que essas tecnologias podem ter na experiência do cliente.Alé

m da personalização no atendimento, a IA pode antecipar demandas e fornecer soluções eficientes durante a compra como, por exemplo, ferramentas analíticas para otimizar a distribuição de produtos. Essas tecnologias são muito úteis para o trabalho das equipes de vendas, pois fornecem insights sobre o comportamento do consumidor, ajudando as marcas a se destacarem em mercados competitivos.

Crescimento das redes regionais

Por sua capacidade de adaptação a mercados locais, assim como pela flexibilidade e proximidade com o público-alvo, as redes varejistas regionais têm encontrado espaço para crescer.

Para o trade marketing, isso representa uma oportunidade de focar em um atendimento personalizado e alinhado às necessidades de cada praça, criando campanhas e ações mais adequadas à realidade do consumidor daquela região. Em 2025, a chave será entender como atuar de maneira mais segmentada e geograficamente estratégica para aproveitar esse cenário.

Como movimentar o varejo físico: o desafio de atração de consumidores

Uma das questões mais desafiadoras que as marcas terão de enfrentar nos próximos anos é a atração de consumidores para o varejo físico. Mais uma vez, a NRF 2025 traz à tona a reflexão sobre a loja física como oportunidade de encantar o cliente, destacando a importância da equipe de field sales e trade marketing para as indústrias.

Mas em um cenário de crescimento do e-commerce e da digitalização das compras, como podemos, de fato, levar as pessoas às lojas físicas?
A resposta não está em simplesmente competir com o e-commerce, mas sim em criar experiências únicas no PDV que atraiam e engajem os consumidores. Experiências imersivas, interatividade por meio de tecnologias como realidade aumentada e promoções exclusivas para compras presenciais são algumas das táticas que podem fazer o consumidor se sentir atraído pelo ambiente da loja física.

Além disso, o uso de dados e tecnologias móveis pode ajudar na personalização da jornada do consumidor dentro da loja, criando um atendimento que leve em consideração suas preferências e comportamento de compra – tudo isso enquanto cria uma experiência diferenciada que só o PDV físico pode oferecer.

Qualificação e retenção da mão de obra no varejo

Pensamos na força de trabalho do mercado de trade marketing, uma das questões mais urgentes, tanto para 2025 quanto para os próximos anos, é como qualificar e reter profissionais. A escassez de mão de obra capacitada e a alta rotatividade ainda são desafios enfrentados por muitos varejistas.
Por isso, é fundamental criar um ambiente de trabalho que incentive a colaboração e o desenvolvimento. Isso pode envolver não apenas treinamentos, mas também planos de carreira e benefícios que atendam às necessidades das equipes. Afinal, profissionais qualificados e motivados são essenciais para implementar estratégias eficazes no PDV.

Estar preparado para as mudanças é o primeiro passo

O mercado de trade marketing em 2025 será marcado pela aplicação de novas tecnologias, como a inteligência artificial, que otimizarão as ações no PDV e aumentarão a eficiência das campanhas. Além disso, o crescimento das redes regionais abrirá novas oportunidades para estratégias mais segmentadas.

Um desafio importante será movimentar o varejo físico, criando experiências de compra únicas que atraiam os consumidores às lojas. Por fim, a qualificação e retenção da mão de obra se tornarão um ponto crucial para garantir execuções bem-sucedidas neste e nos próximos anos.

A NRF 2025 destacou também a importância da adaptabilidade das empresas frente às mudanças políticas e econômicas – globais, regionais e locais. Em um cenário de constantes transformações e avanços, as empresas que souberem se adaptar serão as que mais crescerão e se consolidarão nos próximos anos.

*Por Luiz Tadeu de Andrade é COO – Chief Operation Officer na SPAR Brasil, empresa de merchandising e trade marketing

O post NRF: tendências, inovações e desafios para o trade marketing em 2025 apareceu primeiro em Varejo S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir