Nesta quarta-feira (15/1), ocorreu o Retail Executive Summit (RES), organizado pela Gouvêa Experience, no qual consolidou os principais pontos abordados na NRF Retail’s Big Show 2025. O evento, que contou com transmissão ao vivo diretamente do escritório do TikTok em Nova York, reuniu líderes do varejo nacional e internacional para discutir tendências emergentes e estratégias inovadoras que estão moldando o futuro do setor.
A abertura do RES foi conduzida por Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral do Ecossistema Gouvêa, e Ana Paula Rocha, sócia-diretora da Gouvêa Experience, onde enfatizaram o compromisso com o desenvolvimento e a profissionalização do varejo brasileiro. “Mostrar em tempo real nosso Retail Executive Summit diretamente de NY ao final da NRF 2025 com apoio de nossos patrocinadores reafirma nosso compromisso de 36 anos em contribuir para o desenvolvimento e profissionalização dos setores de varejo, comércio e consumo do Brasil”, destacou Gouvêa.
Dentre alguma das principais tendências abordadas na NRF 2025, obviamente não faltaria ela: a Inteligência Artificial (IA). A utilização da IA está se consolidando como um dos pilares da transformação digital no varejo. Durante o Retail Executive Summit, especialistas destacaram como a tecnologia está sendo aplicada para prever demandas com maior precisão, gerenciar estoques de forma eficiente e personalizar a experiência do cliente em tempo real. Além disso, ferramentas de machine learning estão ajudando varejistas a antecipar tendências de consumo, oferecendo produtos e serviços alinhados às expectativas dos consumidores.
Já a transformação do e-commerce está cada vez mais presente com as redes sociais. Gabriela Comazzetto, Diretora Geral de Negócios LATAM do TikTok, ressaltou como plataformas sociais estão influenciando o comportamento de compra. “A integração do comércio social com estratégias tradicionais mudou o jogo, permitindo que as marcas alcancem os consumidores de maneira mais criativa e direta.”
Além de ser necessário estar atento às tendências das redes, a sustentabilidade também será ainda mais um diferencial competitivo. Eduardo Yamashita, COO da Ecossistema Gouvêa, destacou iniciativas que alinham inovação e impacto social. “A categoria ‘um mundo melhor’ traz à tona varejistas que promovem sustentabilidade e impacto positivo nas comunidades”, explicou.
Outros pontos lembrados foram que investir em omnicanalidade deixou de ser opcional, já é uma questão de sobrevivência; e a eficiência logística tem se tornado um dos principais motores para melhorar a experiência do cliente e aumentar a retenção.
O Retail Executive Summit também contou com palestrantes importantes, como Michele Grant, da Salesforce, Sergio Sampaio, do Grupo Boticário, Raymond Roach, da Amazon.
O post Retail Executive Summit: aprendizados da NRF 2025 apareceu primeiro em Varejo S.A.