NRF 2025: Google Cloud apresenta novas soluções para o varejo

Durante a NRF 2025, o maior evento do setor varejista, o Google Cloud anunciou hoje uma série de novidades de IA projetadas para ajudar varejistas a transformar seus negócios e oferecer experiências ainda melhores aos clientes com o poder da IA.

Atualmente, os varejistas enfrentam um cenário complexo, com custos crescentes, interrupções na cadeia de suprimentos, pressões de preços e alta rotatividade de funcionários. Ao mesmo tempo, as expectativas dos consumidores por experiências de compra personalizadas e multicanais continuam aumentando. O Google Cloud está ajudando os varejistas a enfrentar esses desafios com novas soluções de IA desenhadas para impulsionar o crescimento dos negócios e prepará-los para a era dos agentes de IA.

“No varejo, os agentes de IA não são mais um conceito futurista; eles já são uma realidade, transformando a experiência do cliente desde a navegação até a compra e além”, disse Carrie Tharp, vice-presidente de Soluções Globais e Indústrias do Google Cloud. “Hoje, agentes de IA não apenas recomendam produtos, mas também criam jornadas de compra personalizadas, gerenciam devoluções e oferecem atendimento ao cliente instantâneo. Esses agentes atendem às diversas necessidades dos varejistas, de pequenos negócios a grandes empresas globais, ajudando-os a gerar valor comercial tangível.”

Google Agentspace para varejistas

Os agentes de IA estão mudando a forma como trabalhamos, indo além das capacidades preditivas para realizar tarefas de forma autônoma. O Google Cloud lançou em dezembro do ano passado o Google Agentspace como uma solução completa que reúne agentes de IA, o raciocínio avançado do Gemini, busca de qualidade do Google e dados corporativos para desbloquear a expertise empresarial e tornar os funcionários mais produtivos. Agora disponível para varejistas, essa solução multimodal pode fornecer os dados mais relevantes em todo o ambiente varejista – integrando texto, imagens, vídeos e áudios para uma experiência intuitiva. Por exemplo, um funcionário de loja em busca de informações sobre os benefícios de um produto pode agora perguntar “quais são os últimos recursos?” e encontrar os detalhes imediatamente para ajudar o cliente.

O portfólio de produtos do Google Cloud para o varejo inclui ainda uma variedade de soluções – desde assistentes integrados como o Gemini para Workspace até plataformas como o Vertex AI Agent Builder – que ajudam os varejistas a se beneficiar dos agentes de IA. E com o NotebookLM para empresas, agora disponível para o setor varejista, os funcionários têm novas maneiras de interagir com dados corporativos para trabalhar de forma mais produtiva.

Vertex AI Search para comércio

A busca faz parte do DNA do Google, e hoje o Google Cloud lança o Vertex AI Search para comércio, permitindo que empresas de varejo incorporem nativamente IA generativa, busca de qualidade Google, navegação e recomendações em suas lojas digitais para melhorar significativamente a capacidade dos usuários de encontrar produtos relevantes para qualquer termo de pesquisa.

O comércio conversacional – uma nova funcionalidade do Vertex AI Search para comércio lançada hoje – ajuda os varejistas a oferecer uma experiência de compra assistida em qualquer canal digital, engajando os clientes de forma mais natural e semelhante a uma conversa humana. Isso inclui ajudar os clientes a encontrar os produtos desejados online ou auxiliar um associado de loja a responder perguntas usando dados de várias fontes para aumentar a confiança dos consumidores em todo o mundo. A Bed, Bath & Beyond, por exemplo, viu uma melhoria de 5% na receita por visitante com o comércio conversacional do Google Cloud.

Catálogo e enriquecimento de conteúdo com IA Generativa do Google Cloud

Os varejistas precisam de informações precisas e envolventes sobre produtos para competir pela atenção de consumidores sobrecarregados. Dados ruins sobre produtos levam a clientes insatisfeitos, resultados de busca ruins e menos vendas. A solução de Catálogo e Enriquecimento de Conteúdo com IA Generativa, lançada hoje, pode ajudar os varejistas a melhorar catálogos de produtos usando modelos multimodais (Gemini 1.5 Pro, Gemini 1.5 Flash e Imagen 3), junto com um fluxo de trabalho multiagente que auxilia as equipes de merchandising na integração de produtos.

Agora, varejistas e marcas podem melhorar significativamente a cobertura e a precisão de seus dados de produtos (atributos, descrições, textos e imagens), resultando em informações mais ricas em canais digitais e campanhas de marketing, maior relevância nas buscas, experiências personalizadas e, em última análise, mais vendas.

Soluções de loja conectada

Os varejistas buscam cada vez mais a infraestrutura, os softwares e as soluções de IA certas para construir “lojas conectadas” que unam dados, insights e IA para melhorar a experiência do cliente e a produtividade das lojas. Hoje, o Google Cloud oferece uma gama de soluções para lojas conectadas, desde produtos de infraestrutura líderes, como o Google Distributed Cloud, até produtos de dados como o BigQuery e plataformas de IA como o Vertex AI. Além disso, por meio do Model Garden, os varejistas agora podem aproveitar mais de 160 modelos de IA fundamentais, incluindo o Veo, o novo modelo de imagem para vídeo do Google Cloud, e o Imagen 3, seu principal modelo de texto para imagem. Essas ferramentas permitem que os funcionários do varejo acessem instantaneamente informações sobre produtos para oferecer um melhor atendimento ao cliente, enquanto os consumidores podem interagir com mídia dinâmica em seus dispositivos móveis com base em suas buscas por produtos.

Inovação nas empresas com Google Cloud

A Levi’s está inovando sua experiência do consumidor com o lançamento de sua nova plataforma de Gerenciamento de Identidade e Acesso ao Cliente (CIAM) no Google Cloud, destacando como a marca está se reinventando de dentro para fora. Já a Everseen está transformando suas operações no varejo, abordando a prevenção de perdas no estoque e proporcionando uma experiência de compra mais eficiente e envolvente. Juntamente com o Google Cloud, a NVIDIA está mudando o modelo de negócios do varejo ao fornecer a tecnologia para entregar experiências personalizadas em tempo real a cada cliente em suas plataformas.

O post NRF 2025: Google Cloud apresenta novas soluções para o varejo apareceu primeiro em Varejo S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir