A WPP e a Design Bridge and Partners apresentam o Brand Asset Index, com o ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil e das Marcas Globais e Brasileiras Mais Fortes de 2024, a partir da metodologia proprietária que utiliza os dados do BAV – Brand Asset Valuator – maior base de dados do mundo sobre equity e imagem de marca, propriedade da WPP, que há mais de 30 anos congrega estudos sobre a percepção dos consumidores.
Para se chegar ao ranking das 50 Marcas Mais Valiosas, foram selecionadas 150 empresas brasileiras com ações em bolsa, analisando a performance dos papéis entre janeiro e maio de 2024. A partir do “ativo intangível” – que é a diferença entre o valor de mercado da empresa e o patrimonial contábil, calculado pela consultoria TM20 Branding a partir das informações da ElosAyta – depois cruzado com a contribuição de marca a partir do BAV, chega-se ao valor final que coloca Nubank, Mercado Livre e Itaú na liderança nacional. Abaixo a lista das dez primeiro colocadas:
Marcas mais valiosas:
1 – Nubank: 26.446
2 – Mercado Livre: 16.037
3 – Itaú: 8.163
4 – Vivo: 3.432
5- XP: 2.833
6 – Brahma: 2.283
7 – Localiza: 2.002
8 – Ipiranga: 1.573
9 – Petrobras: 1.377
10 – Caixa Seguros: 1.344
*Valores em bilhões de dólares.
“O BAV, com sua capacidade única de comparar marcas de diferentes segmentos, oferece insights profundos sobre a relevância e o significado das marcas na vida das pessoas, mostrando se elas atendem às expectativas e entregam o que prometem. Na WPP, acreditamos que dados robustos e análises precisas, como as fornecidas pelo BAV, são essenciais para orientar as decisões estratégicas das empresas, permitindo a construção de marcas mais fortes e resilientes no dinâmico mercado atual. Com essa visão abrangente do cenário brasileiro, a pesquisa serve como um guia valioso para nossos clientes, impulsionando o crescimento sustentável de seus negócios”, afirma Stefano Zunino, country manager da WPP no Brasil.
“A intensa digitalização dos últimos anos, no mercado financeiro e de consumo, trouxe um grande desafio para as empresas. O de garantir a experiência de suas marcas de forma coerente, consistente e relevante como algo fundamental, a partir da integração da tríade produto, serviço e marca. Se em um passado recente as marcas digitais não passavam de 40% do valor das 50 Marcas mais Valiosas do Brasil, hoje representam 65% desse valor”, pondera Marcelo M. Bicudo, CEO da Design Bridge and Partners.
“O valor do portfólio de ações das empresas detentoras das dez marcas globais mais fortes aumentou 286% desde 2006. Isso mostra que marcas sólidas trazem valor financeiro para seus acionistas. O exemplo do Nubank, que ano passado já era a mais forte na mente dos consumidores, e neste ano entregou resultados financeiros positivos, mostrando que o mercado valoriza mesmo as marcas fortes”, afirma Eduardo Tomiya, CEO da TM20 Branding e responsável pela mensuração.
As mais fortes
No quesito Marcas Mais Fortes, entre as empresas globais despontam na liderança Whatsapp, Google e YouTube; nas nacionais vem o Pix pela primeira vez na lista, seguido de Boticário e Cacau Show. Os dados foram coletados via pesquisa quantitativa no território nacional, como base em 18 mil entrevistas no primeiro semestre deste ano.
Marcas globais mais fortes:
1 -WhatsApp
2 – Google
3 – YouTube
4 – Instagram
5 -Netflix
6 – Shopee
7 – Microsoft
8 – Google Maps
9 – Amazon Prime
10 – ChatGPT
Marcas nacionais mais fortes:
1 -Pix
2 – Boticário
3 – Cacau Show
4 – Brastemp
5 – Tramontina
6 – iFood
7 – Havaianas
8 – Nubank
9 – Natura
10 – Sebrae
A maioria tem em comum a relevância no cotidiano dos brasileiros, ao oferecer agilidade e soluções simplificadas. A ascensão do WhatsApp ao primeiro lugar, comparado ao ranking de 2023, reflete a força da comunicação instantânea entre nós. Algumas marcas vitoriosas estão pela primeira vez na lista, como o PIX, que rapidamente se tornou o meio de pagamento mais usado no país e, apesar se ser um serviço, também é uma marca.
Quem também estreia é a Shopee, em ascensão meteórica no e-commerce, impulsionada por preços competitivos e por uma experiência simples do usuário no meio digital. O recurso de Inteligência Artificial do ChatGPT descortinando um futuro cada vez mais generativo para os brasileiros, assim como a marca de carros elétricos BYD que, apesar de ainda inacessível à maior parte da população, já está no imaginário de todos calcada numa forte estratégia de marketing.
No entanto, Bicudo chama à atenção para as marcas tradicionais que souberam se manter atuais: “Em um mundo cada vez mais digital, o consumidor também busca conexões emocionais autênticas. Nomes como Havaianas e Brastemp, que souberam se conectar ao sentimento de brasilidade e tradição, demonstram o poder da narrativa emocionalmente relevante e da construção de comunidades engajadas”.
Outros índices da pesquisa
Além das “top 10”, o Brand Asset Index traz uma lista abrangente com as 50 mais bem posicionadas. Apresenta também rankings das líderes nas categorias serviços financeiros e varejo; das socialmente responsáveis; e das mais fortes na percepção por gerações (X, Y, Z e boomers). Dentre as mais bem ranqueadas em responsabilidade social despontam Sebrae, Reclame Aqui e Mercado Livre.
Já no recorte das faixas etárias, os mais jovens valorizam a inovação tecnológica, a praticidade, o consumo mais conscientes e com propósito. Os boomers (nascidos até 1964) enxergam força em marcas tradicionais, mas também valorizam a praticidade do digital. Neste cenário, Pix,Google e Cacau Show são as únicas que reinam absolutas entre todas as gerações de brasileiros entrevistados.
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