Inglês corporativo ajuda empresas a comunicar atos sustentáveis

A preocupação em adotar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) tem ganhado força entre as empresas nos últimos anos. Segundo relatório realizado pela Amcham, em parceria com a Humanizada, 71% das organizações implementaram iniciativas na área em 2024, um crescimento de 24 pontos percentuais quando comparado ao ano anterior.

Ser uma empresa sustentável é fundamental para garantir o sucesso dos negócios a longo prazo. De acordo com o Governo Federal, além de promover o respeito ao meio ambiente e ao bem-estar das pessoas, a estratégia incentiva ainda a competitividade.

Pensando nisso, comunicar essas ações globalmente pode abrir portas para novos negócios, parcerias e investimentos, especialmente se feito em inglês. O idioma é o mais utilizado em grandes eventos de sustentabilidade e nas diretrizes de ESG e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Além disso, para 91% dos executivos, o inglês é a língua dos negócios, conforme aponta pesquisa realizada pelo British Council.

Investir em inglês corporativo para empresas possibilita entender nuances culturais em relacionamentos comerciais e negociações, uma competência do mercado globalizado e interconectado. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) alerta a importância de saber o idioma para lidar com questões diplomáticas, políticas ou financeiras.

Caso a empresa não se adapte a esse cenário, pode acabar encontrando barreiras na comunicação com clientes e parceiros internacionais, além de não estar familiarizada com termos-chave comumente usados na área, como carbon footprint (pegada de carbono), renewable energy (energia renovável), ou ainda a própria sigla ESG, que tem origem no idioma e significa environmental, social and governance.

Dominar o idioma também possibilita conhecer projetos socioambientais de empresas estrangeiras, que podem servir como inspiração para aplicar esses processos na realidade nacional. Esse intercâmbio de ideias é fundamental para a inovação e para o desenvolvimento de soluções que atendam às demandas locais, refletindo as melhores práticas globais.

Desenvolva estratégias para comunicar em inglês as iniciativas sustentáveis da empresa

Ao comunicar ações sustentáveis em inglês, a empresa consegue evidenciar seu compromisso ambiental e social em cenário global. Uma das formas de fazer isso é criando um site corporativo multilíngue, adaptando suas páginas e conteúdos para o inglês e outros idiomas relevantes para o negócio.

Sites multilíngues costumam representar uma oportunidade para expandir a presença online e aumentar a competitividade em relação aos concorrentes, acessando um público que poderia talvez nunca ter a chance de conhecer seu serviço ou produto.

Além disso, elaborar relatórios de sustentabilidade em inglês, detalhando iniciativas, ou ainda desenvolver pesquisas na área pode contribuir para criar um material de referência e ajudar a consolidar a imagem da marca no mercado.

Produzir conteúdos em inglês para o LinkedIn também pode servir como um portfólio para expor alguns de seus trabalhos. A escola de idiomas, Ruby Academy, recomenda visitar o perfil de marcas internacionais, se conectar com profissionais da área, seguir empresas que tenham a ver com esse perfil e interagir em inglês com a sua rede na plataforma.

Consumidores valorizam marcas preocupadas com a sustentabilidade

Organizações que adotam os princípios ESG estão ganhando cada vez mais respeito entre os consumidores. De acordo com o relatório Sustainability Sector Index 2023, produzido pela Kantar, 56% dos brasileiros deixam de comprar de marcas que não investem em sustentabilidade.

Entre os entrevistados, 63% declaram procurar marcas que tenham histórico ativo em ESG. Além disso, 67% pontuam que as marcas devem se responsabilizar e resolver problemas sociais e climáticos e 77% acreditam que é responsabilidade das empresas tornar a sociedade mais justa.

O Sebrae destaca que ser uma empresa verde, ou seja, que respeita o meio ambiente, vai além de reduzir o consumo de água e energia ou de usar produtos que não agridem o meio ambiente. É preciso adotar uma atitude de respeito, integrando essa consciência em um conceito mais amplo de sustentabilidade, como o inglês corporativo.

O post Inglês corporativo ajuda empresas a comunicar atos sustentáveis apareceu primeiro em Varejo S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir