O primeiro semestre de 2024 marca um aumento de 5,2% de vendas no varejo, em comparação ao mesmo período no ano anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Para continuar intensificando essa demanda, ter uma equipe engajada e capacitada para se beneficiar das tecnologias e novas estratégias, pode ser um diferencial competitivo que pode impulsionar de vez o negócio.
“Oferecer aos consumidores uma experiência completa de vendas, com um time capacitado e munido de informações faz a sua loja se destacar na concorrência, aumenta a satisfação dos clientes, além de fidelizá los”, explica Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline.
Pensando nisso, o especialista selecionou 5 estratégias de vendas essenciais para auxiliar os lojistas a melhorarem o desempenho:
1- Raio-X de estoque
Uma boa estratégia, principalmente em datas sazonais, é checar o estoque para visualizar os produtos disponíveis e, assim, criar ações promocionais mais assertivas. Por meio de um sistema de ERP, por exemplo, é possível que o lojista mapeie o tempo de inatividade do estoque e escolha itens para trabalhar com promoções e até queimas de estoque.
2- Gerenciamento de plataformas omnichannel
O omnichannel permite que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e proporcione uma experiência diferenciada para o consumidor, explorando as tecnologias disponíveis e planejando estratégias multicanais. Por isso, é importante ter uma ERP que contemple todos os canais para facilitar o gerenciamento de ações.
Além de fazer o atendimento tradicional daquele cliente que prefere a compra presencial, o lojista também opera de outras formas, dentro dos conceitos do varejo moderno, com opções de entrega, estoque local para atender pedidos online e com retirada na loja, por exemplo.
3- Ofereça diferentes formas de pagamento
Hoje em dia, pagamento por cartão de crédito ou dinheiro, nem sempre são as primeiras opções dos consumidores. Pagamentos por Pix e QR Code estão cada vez mais popularizados.
“Sua facilidade de uso torna as compras mais rápidas, logo o fluxo da loja fica mais fluído. As transações via pix também oferecem taxas menores comparadas a outras formas de pagamento, sendo mais vantajoso para os lojistas”, explica Mortari. Apesar do Pix ainda não ser muito popular no varejo físico, a expectativa para este ano é de alto crescimento desse meio de pagamento no setor.
4- Análise de clientes
Para Mortari, a experiência do cliente é um ponto crucial das vendas, ainda mais quando trata-se de experiência personalizada,por isso, uma análise de perfil é importante
Por meio do sistema ERP o lojista consegue traçar o comportamento do consumidor, mostrar os itens mais comprados e qual o ticket médio das compras, dessa forma, é possível oferecer produtos que combinem com cada perfil e ser mais assertivo nas ofertas para cada um.
5- Acompanhamento das metas da loja
É importante que o lojista, mesmo de um pequeno negócio, trace metas em períodos definidos, dessa forma, é possível acompanhar o progresso das estratégias e até mesmo redefinir ações para atingir os objetivos de vendas.
“Incentivamos os profissionais a explorarem a ERP pois lá eles encontram todo tipo de informação para atender o cliente. É possível integrar o estoque da loja online e física, gerar cupons que podem ser usados em campanhas com influenciadores, ou mesmo promoções de aniversários.”, conclui Juliano Mortari.
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