Black Friday: 3 passos para impulsionar as vendas com análise preditiva em campanhas de marketing 

Campanhas de venda para datas comemorativas, como a Black Friday, demandam estratégias eficientes. O período deve movimentar R$ 9,3 bilhões no Brasil, conforme o levantamento da Confi.Neotrust. A expectativa da empresa é de que o evento tenha um faturamento 9,1% superior a 2023, no varejo.

Para alcançar bons resultados de vendas, a análise preditiva entra como estratégia fundamental no escopo da comunicação, como explica Fabiano Cruz, CEO da agência Alot. “Para prever resultados futuros, precisamos coletar dados atuais. Este estudo prévio é essencial, pois permite que as empresas antecipem comportamentos do consumidor e ajustem estratégias de marketing. Isso resulta em campanhas mais eficazes, melhor alocação de recursos e aumento do retorno sobre investimento”, ressalta Fabiano.

O CEO também afirma que o uso de IA favorece e agiliza todo o processo, pois com a ferramenta são coletados dados de diversas fontes, como interações em redes sociais, histórico de compras nos sites. “As informações são processadas por algoritmos que identificam padrões e previsões, auxiliando na personalização de campanhas, na otimização da jornada do cliente e consequentemente no sucesso das vendas”, pontua.

Ele indica que qualquer empresa pode implementar a análise preditiva começando pela coleta organizada de dados relevantes. “É importante investir em ferramentas de análise e, se necessário, buscar parcerias com especialistas ou consultorias em data analytics. O foco deve ser em definir claramente os objetivos de negócio para orientar a análise e extrair insights acionáveis”, sugere o CEO.

Em termos de planejamento e organização para uma campanha de Black Friday respaldada em análise preditiva, o ideal é iniciar com pelo menos três a seis meses. “Esse período permite coletar dados suficientes, identificar tendências emergentes e ajustar estratégias com antecedência para maximizar o impacto durante a data promocional”, menciona Fabiano.

De acordo com ele, são necessários três principais passos para resultados de impacto nas campanhas:

1. Personalização de ofertas: “a partir dos insights da análise preditiva, você consegue criar promoções que atendam às preferências individuais dos clientes. Faça campanhas direcionadas e voltadas para as necessidades de cada um”, diz Fabiano.

2. Preparação de infraestrutura: “assegure-se de que há um apoio técnico robusto no site de compras ou em outra plataforma onde o cliente vai acessar. Veja também se os sistemas de atendimento ao cliente estão prontos para lidar com o aumento de tráfego e demandas no período”, conta.

3. Engajamento multicanal: “saiba quais são os canais preferidos do seu público, seja e-mail, redes sociais ou aplicativos, assim você tem uma comunicação assertiva, eficaz e integrada. A Black Friday é mais do que uma oportunidade para aumentar as vendas, é o momento ideal para fortalecer o relacionamento com os clientes. Investir em análise preditiva e tecnologias de IA não apenas impulsiona resultados imediatos, mas também constrói uma base sólida para fidelização a longo prazo. Lembre que entender profundamente o cliente é a chave para o sucesso sustentável em qualquer estratégia de marketing”, finaliza o executivo.

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