O mercado de franquias apresentou ótimos números no primeiro semestre de 2024. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento no primeiro trimestre aponta para um franco crescimento do setor, com um aumento de 19,1% em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior. O segmento de maior destaque é o da alimentação, que na categoria Food Service apresentou crescimento de 26,6%.
Dentre os destaques do franchising está a segurança que o modelo de franquias oferece aos investidores. No entanto, uma das principais dificuldades do segmento é fazer com que todas as operações andem em sincronia e entreguem o mesmo padrão de serviço e produtos. “A falta de suporte das franqueadoras com os franqueados pode ser um grande problema no cenário das franquias, visto que esse alinhamento é crucial para o sucesso das lojas e para a criação da cultura da marca”, afirma Raphael Koyama, CEO do Grupo MTG Foods.
Oferecer um bom suporte ao franqueado está entre as contrapartidas das franqueadoras, mas que, segundo Koyama, muitas redes acabam pecando neste sentido em algum momento do processo de expansão. “Estudamos isso e entendemos que é uma dor e por isso traçamos estratégias para fazer diferente. É algo que exige tempo e dedicação, mas extremamente necessário para o faturamento. Quando os franqueados compram unidades é importante que não sejam apenas colaboradores, mas vistam a camisa do negócio. Por mais que a franquia venha com uma formatação, empreender vai além de apenas investir. Do outro lado, as franqueadoras precisam prestar o suporte e disponibilizar o know-how de mercado que já têm, afinal o crescimento precisa ser conjunto. Senão não faz sentido e não se sustenta”, argumenta Koyama.
Raphael conta que um dos cases da Matsuri To Go aconteceu este ano, quando a unidade em Jundiaí, São Paulo, teve aumento de 40% do faturamento após avaliarem, em conjunto, a melhoria da produção e qualidade de entrega dos pedidos. “São pequenos detalhes que muitas vezes, pela demanda da operação acabam passando despercebidos. Mas nós como franqueadoras precisamos estar atentas e entender como podemos somar esforços. Fazemos o DRE de todas as unidades e ensinamos todos os franqueados como continuarem olhando para isso como algo estratégico. No caso dessa unidade, aprimoramos o tempo de cozinha e o padrão dos produtos, ajustamos o tempo de entrega e criamos um processo de checagem além dos que já temos. Além disso, entramos com força em estratégias de marketing digital”.
“O apoio que a franqueadora nos dá é fundamental em todos os aspectos para atingirmos o nosso nível de faturamento, desde o desenvolvimento do produto, gestão de equipe até a parte financeira. Eles estão sempre disponíveis e o lado humano de todos é muito importante, isso nos tranquiliza muito. Já precisamos fazer uma chamada de vídeo num domingo e a equipe estava disponível. Esse suporte direto, constante e humanizado é essencial para nosso crescimento e sucesso”, afirma o franqueado Layo Tebexreni Bezerra, da unidade de Jundiaí (SP).
A comunicação é peça-chave do processo. Outra prática costumeira da Matsuri To Go é a realização de reuniões mensais individuais e gerais com os franqueados, algo ainda incomum no mercado de franquias. “Durante essas reuniões, nós apresentamos a saúde financeira da operação desde o primeiro dia”, explica Koyama. As videochamadas, sem tempo limitado, permitem que os franqueados discutam suas principais dificuldades e recebam orientações detalhadas. “Falar sobre isso é muito importante para que essa cultura seja disseminada no segmento”, pondera o CEO.
A estratégia não passou despercebida pelos consumidores. No aplicativo de entrega de comida iFood, a avaliação tanto da Matsuri To Go quanto do Mok The Poke aumentou de 4,7 para 4,9 estrelas. “A comunicação constante ajuda na construção da cultura da marca entre os franqueados, que acabam motivados e seguros para captarem novos clientes. O processo não é uma ação de venda, mas se reflete no faturamento”, afirma Koyama.
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