Um estudo realizado pela Ecglobal, empresa de consumer insights da Haus, plataforma de marketing do Grupo Stefanini, revela padrões distintos de comportamento entre as gerações, com foco em como cada grupo planeja e realiza suas compras para a Black Friday. Com base em mil participantes, a pesquisa incluiu 175 pessoas da geração Z (nascidos entre 1997 e 2012), 341 da Y ou Millennials (1981 a 1996), 330 da X (1965 a 1980), e 154 dos Baby Boomers (1946 a 1964).
De acordo com os dados, pessoas entre 28 e 59 anos demonstram um maior nível de preparação, com 40% da geração X e 32% dos millennials pesquisando com mais de 30 dias de antecedência para a Black Friday. Embora a geração nascida após 1997 tenha menos planejamento prévio, ela alcança a maior satisfação com suas compras: 91% dessa faixa etária relataram encontrar ofertas irresistíveis, 6% a mais que a geração Y, por exemplo.
Outro dado interessante é a preferência por canais de pesquisa. A geração Z é a que mais utiliza redes sociais para encontrar promoções (50%), seguida pelos millennials (43%), enquanto pessoas que nasceram entre os anos 1980 e 1946 apresentam uma adesão menor. O púbico 60+ ainda demonstra forte preferência por lojas físicas, com 47% utilizando esse formato de ir até o local para checagem de preços.
Entre as formas de pagamento, cartão de crédito é a primeira escolha para todas as idades. A geração Z é a que mais utiliza o Pix, com 57%, seguida pela geração Y (46%), geração X (41%) e os Baby Boomers (32%). Já pagamento digital é menos comum entre os Baby Boomers (3%) e cresce entre as gerações mais novas, atingindo 12% com os mais jovens. O uso de criptomoedas é limitado, mas já representa 6% da geração Z e 4% da geração Y.
Top marcas
Em termos de marcas, a Americanas continua liderando o Top of Mind, mas sua popularidade tem diminuído nos últimos anos. Em contrapartida, Amazon e Mercado Livre ganharam destaque significativo em 2023 e 2024. A geração Z demonstra uma preferência acentuada pela Amazon, enquanto a geração X e os Baby Boomers mencionam a Samsung com mais frequência.
“O consumidor moderno está mais exigente, faz pesquisas detalhadas e tem expectativas elevadas, o que pode resultar em frustração. Para criar um relacionamento sólido com diferentes perfis de compradores, é fundamental adotar estratégias multicanais que atendam às necessidades específicas de cada grupo geracional ao longo de toda a jornada de compra. Oferecer recursos personalizados que facilitem a busca, escolha e compra, com ações bem estruturadas antes, durante e após o processo, reduz o tempo de decisão e fortalece a presença da marca. Além disso, diversificar as opções de pagamento e criar promoções exclusivas são passos essenciais para engajar e fidelizar clientes de diferentes faixas etárias”, afirma Adriana Rocha, CEO e fundadora da Ecglobal.
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