As avaliações deixadas por clientes nas lojas online acerca da experiência de compra e detalhes dos produtos têm mais peso do que se imaginava. A pesquisa E-Commerce Trends 2025, realizada pela Octadesk e Opinion Box, mostra que mais de 70% dos consumidores checam e consideram as resenhas de um produto antes da decisão de compra online. As opiniões funcionam como uma espécie de boca a boca digital, ajudando os consumidores a confirmarem a qualidade de um produto ou serviço.
A pesquisa revela que as avaliações e comentários deixados por outros clientes sobre a compra online são “muito úteis” para 56% dos entrevistados e ‘’úteis” para 16%, contra 17% para “neutro”. Dos 2 mil entrevistados com mais de 16 anos, 89% dizem que já deixaram de fazer uma compra online devido à avaliação negativa de outros clientes. Mas, o hábito de deixar opiniões de compra nos ambientes de venda ainda não é muito alto: 20% dizem que sempre opinam e 22% opinam frequentemente, contra 37% que deixam suas avaliações somente “às vezes”.
Google continua sendo principal ponto de partida
Segundo a pesquisa, os consumidores têm muitas ferramentas para pesquisar produtos, mas o Google (58%) continua sendo a primeira parada na jornada de compra online. Logo depois, vem o acesso aos sites ou aplicativos das lojas onde já pretendem comprar (47%) ou de varejos que já conhecem e confiam (41%). Para 27% dos entrevistados, sites de reclamações e de reputação de marca, como o ReclameAQUI, são fundamentais.
O estudo traz dados gerais e tendências para o e-commerce no Brasil. Em 2020, o e-commerce foi impulsionado pela pandemia. O resultado foi o crescimento do setor, que passou a contribuir de forma mais significativa para o PIB brasileiro, passando de 10,7% em 2020 para 12% em 2023. A pesquisa adverte que esse crescimento traz, também, um maior acirramento da concorrência, exigindo do setor maior diferenciação e cada vez melhor experiência de compra para o consumidor.
Dados mostram crescimento das compras online
Os dados de aceleração do e-commerce são impressionantes. A pesquisa mostra que 88% dos entrevistados faz compras online pelo menos uma vez por mês. E a tendência é de crescimento: “Quem compra online em 2024 está propenso a comprar mais vezes, ainda neste ano. Isso é um dos indicativos de aceleração do setor, já que a quantidade de compras realizadas por mês tem aumentado desde 2022”, diz a pesquisa.
Os sites e lojas virtuais (65%) e os marketplaces (60%) são os canais de compra online preferidos pelos consumidores, seguidos pelos aplicativos das próprias lojas (54%). Mas há espaço para crescimento pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Segundo a pesquisa, o Grupo Meta tem lançado soluções que incentivam a compra dentro do aplicativo de mensagens rápidas, com funcionalidades voltadas para exposição de produtos e até pagamentos. Quem entender melhor esse jogo e se adaptar mais rápido, sairá na frente da concorrência, diz a pesquisa.
Quais são os motivos para usar o e-commerce?
Dentre os principais motivos que levam os consumidores a preferirem a compra online está o item “preços mais baixos que nas lojas físicas” (59%); Em seguida, vêm “praticidade de comprar sem sair de casa” (58%); “promoções só encontradas na Internet (51%); “facilidade para comparar preços” (50%); “maior variedade de produtos (43%); e “ter acesso a produtos que não encontro na minha cidade” (36%). O campeão nas formas de pagamento se mantém como o cartão de crédito parcelado, responsável por 52% das transações.
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