Varejo S.A. Podcast: as tendências e o futuro do e-commerce

O e-commerce é um setor que não para se reinventar e desafiar os limites do comércio tradicional. Nos últimos anos, a maneira como compramos e vendemos mudou radicalmente, e as empresas tiveram que se adaptar a uma nova realidade em velocidade recorde. No episódio mais recente do Varejo SA Podcast, conversamos com Fábio de Souza Lima, diretor de vendas e marketplace da Lenovo, sobre as tendências emergentes e o futuro do e-commerce.

O impacto da pandemia acelerou a transição para o digital, com consumidores que antes tinham recebimento de compra online agora adotando essa prática de forma diária. “Todo mundo tinha muito medo de comprar online, mas superada essa barreira e experimentando bons serviços, como as entregas em 1 dia útil nas grandes capitais, isso abriu espaço para uma nova realidade”, comenta Fábio.

Além da conveniência das compras online, as plataformas de e-commerce evoluíram para proporcionar uma experiência de compra cada vez mais integrada e intuitiva. “Uma vez que as plataformas tenham inteligência artificial, a jornada e o processo de compra podem começar e terminar dentro da própria plataforma”, destaca Fábio. Isso significa que as empresas precisam pensar não apenas na venda de novos produtos, mas também em como manter um relacionamento contínuo com o cliente após uma compra.

Com o crescimento do e-commerce, o marketplace se tornou uma peça fundamental nessa especificação, conectando consumidores a uma variedade cada vez maior de produtos e serviços. “Mais variedade de produto atrai mais consumidores, e se você tem mais consumidores, atrai mais vendedores. Com mais vendedores e mais opções de produto, os preços tendem a cair”, explica Fábio, ressaltando a dinâmica de que beneficia tanto os consumidores quanto os vendedores nesse ambiente .

Mas para que tudo funcione de maneira eficaz, a ética e o compromisso com boas práticas devem estar sempre presentes. “Não existe maneira certa de fazer a coisa errada. Temos que fazer a coisa certa da maneira certa”, reforça Fábio, ao falar sobre a importância de uma gestão responsável no ambiente digital.

O que podemos esperar para os próximos anos no e-commerce? Segundo Fábio, a evolução continua sendo impulsionada pelo avanço da tecnologia, com a inteligência artificial desempenhando um papel cada vez mais importante na personalização e eficiência das operações. Empresas que conseguirem oferecer uma experiência completa e satisfatória aos seus clientes, desde o atendimento até o pós-venda, terão em posição de se destacar.

“Não é apenas vender novos produtos o tempo todo, mas cuidar do consumidor enquanto ele tiver o produto que comprou com você. Porque ao final ele vai precisar renovar. E aí, se a experiência foi boa, ele retorna, continua com a sua marca “, destaca Fábio, reforçando a importância de um relacionamento de longo prazo com os consumidores.

Para entender mais sobre as tendências e o futuro do e-commerce, escute o episódio do Varejo S.A Podcast no seu tocador preferido.

O post Varejo S.A. Podcast: as tendências e o futuro do e-commerce apareceu primeiro em Varejo S.A.