Por Thais Lima,
CEO da Torre Digital Comunicação e coordenadora de marketing da CDL Jovem DF

No cenário empresarial cada vez mais competitivo, onde a concorrência é cruel e a lealdade do consumidor é escassa, a gestão de marca e branding são pilares essenciais para o sucesso de um negócio. Criar identidade e uma marca forte e sólida é um trabalho que leva anos para ser visualizado e apenas alguns segundos para ser destruído.

Em uma era digital, onde o consumidor tem acesso na palma da mão a todos os produtos e serviços disponíveis no mercado, se destaca quem relaciona melhor a marca com o cliente. Entender e aplicar as melhores estratégias para a gestão de uma marca é crucial para se destacar aos olhos do consumidor. Empresas que não acreditam no poder da gestão da marca e no marketing serão extintas, essa é a dura realidade.

Mas afinal, o que é gestão de marca?

O famoso branding ou brand management, a criação de uma marca começa com a identidade que é tangível e intangível, desde a escolha do nome, logotipo, cores, tipografia, posicionamento da marca. Ter uma marca bem-posicionada com valores, propósitos e inegociáveis bem definidos é o caminho para chegar onde deseja.

A marca vai muito além da linha visual ou do ” slogan ”, vai da logomarca até o pós-venda, passa por cada área da empresa. TUDO é marca, seu comercial é sua marca, seu atendimento é sua marca, seu financeiro é sua marca, sua gestão de pessoas é sua marca. Gestão de marca é o que você quer ser e o que você faz no dia a dia para se tornar.

Kotler, o pai do marketing define: “Branding é a gestão de todos os pontos de contato com a marca a fim de ensinar aos consumidores como identificá-la e por que devem se interessar por ela.”

E o branding? Por que é tão importante?

O branding, por sua vez, é o conjunto de estratégias que buscam fixar a marca na mente do consumidor. Vai desde a escolha do nome e identidade visual, até a forma como a empresa comunica seus valores e propósitos. Um branding bem executado cria associações positivas e desejáveis na mente dos consumidores, influenciando suas escolhas e fortalecendo a lealdade à marca. É o que faz o consumidor criar um vínculo com a marca e defender a mesma. Facilitando o tão famoso marketing ”boca a boca”, ou seja, um cliente que indica a marca para outros possíveis consumidores.

Construir uma identidade de marca é complexo, mas extremamente essencial para destaque diante do consumidor, que cada dia está mais exigente.

Uma identidade de marca deve ter personalidade, ser autêntica e diferenciada. Autenticidade significa que a marca é verdadeira em relação aos seus valores e propósito, enquanto a diferenciação a ajuda a se destacar em um mercado, muitas vezes já saturado. Por exemplo, marcas como Apple e Nike não são apenas reconhecidas por seus produtos, mas também pela filosofia e experiência que proporcionam, algo que está profundamente enraizado em suas identidades e tem consumidores completamente fidelizados.

Estratégias de gestão de marca

A gestão de marca eficaz começa com uma pesquisa aprofundada para entender o mercado, a concorrência e o público-alvo. Com essas informações, é possível definir o posicionamento da marca, ou seja, como a empresa deseja ser percebida em comparação com seus concorrentes. Em seguida, é necessário desenvolver uma comunicação consistente e clara, alinhada aos valores da marca.

Uma das estratégias mais poderosas de branding é a criação de narrativas. Contar histórias que ressoam com o público-alvo é uma maneira eficaz de construir uma conexão emocional e memorável. Além disso, investir em experiências do cliente que reforcem a promessa da marca, seja através do produto, atendimento ou ações de marketing, é crucial para fortalecer a percepção positiva e memorável da marca.

Desafios na gestão de marca

Um dos principais desafios na gestão de marca é manter a relevância em um mercado em constante mudança. Mesmo marcas bem consolidadas no mercado, perdem espaço o tempo inteiro. À medida que novas tecnologias emergem e as expectativas dos consumidores evoluem, as marcas precisam ser flexíveis e adaptáveis, sem perder sua essência. Outro desafio é a gestão da reputação, especialmente em um mundo onde as mídias sociais têm um papel central na comunicação e nas relações de consumo, onde várias marcas acabam passando por uma ”gestão de crise”.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a gestão de marca e o branding não são apenas diferenciais, mas necessidades para a sobrevivência e prosperidade de uma empresa. Marcas que investem em uma gestão cuidadosa e em estratégias de branding eficazes conseguem não apenas atrair, mas também manter e cultivar uma base de clientes leais. O sucesso não está apenas em oferecer um produto ou serviço de qualidade, mas em criar uma marca que fidelize profundamente os consumidores e se mantenha relevante ao longo do tempo.

* Thais Lima é CEO da Torre Digital Comunicação e coordenadora de marketing da CDL Jovem DF. Ele também administradora com especialização em marketing digital e gestão de projetos.

O post Gestão de marca e branding: o impacto da gestão de marca no comportamento do consumidor apareceu primeiro em Varejo S.A.