Alguns meses movimentam bastante o comércio, impulsionam as vendas e fazem a alegria dos comerciantes. Novembro tem Black Friday, dezembro tem festas de fim de ano e novo ano escolar bem próximo, sem falar de outubro com o Dia das Crianças, dependendo do setor que a empresa atua. Mas, e o mês de setembro? Sem nenhuma data relevante para o varejo, as vendas podem ser mais escassas. Mas é possível trabalhar para aquecer o comércio nesta época.

Para evitar que o negócio fique parado, é preciso se preparar e tirar algumas cartas da manga para manter os bons resultados. Confira algumas dicas de como levantar seu negócio em qualquer época do ano:

Lance novos produtos

Novidades durante meses de menor movimento dão um motivo para os clientes visitarem sua loja ou site. Essa estratégia também mantém seu negócio atualizado e interessante. Outra alternativa é lançar produtos exclusivos para gerar um senso de urgência e combinar essa tática com uma promoção por tempo limitado, oferecendo um preço inicial especial que irá expirar após um determinado número de compras.

Entenda seu cliente ou potencial cliente

A tecnologia está a seu favor para conhecer a jornada do consumidor. Que base de clientes você já tem e como ela se comportou nas grandes datas? Sempre importante analisar o que já passou e entender como um boom em vendas vai te ajudar na época de maré baixa. Tem conquistado leads, mas eles não convertem? Ferramentas de CRM podem te ajudar a otimizar a busca pelos leads certos e também a fazer a automação de todo o processo de vendas com a ajuda da IA, te deixando livre para focar em outras necessidades.

Faça promoções

Que tal fazer a sua própria data comercial? Ofereça descontos aos clientes e invista em promoções como fretes grátis, cupons e vouchers que podem gerar interesse e aumentar as vendas. “Implementar uma promoção pode ajudar a criar lealdade e entusiasmo pela sua marca, e você ainda pode colher informações importantes sobre o comportamento do consumidor e sua sensibilidade ao preço. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não exagerar, já que muitas promoções em um curto período podem prejudicar a reputação da sua empresa porque as ofertas não parecem mais exclusivas ou valiosas” aconselha Zahra Jivá, diretora global de estratégia de vendas da Pipedrive.

Mantenha as redes sociais atualizadas

As redes sociais são um dos principais caminhos atuais para os clientes conhecerem sua empresa. Por isso, é importante estar sempre presente para não cair no esquecimento. Faça postagens anunciando promoções, mostrando produtos que estão em estoque, crie conteúdos que engajem o seu público e aposte em ferramentas como tráfego pago. Mesmo que não seja um momento de apelo comercial, o cliente pode ver uma postagem, lembrar que precisa de um produto e entrar em contato. “Observe o perfil do seu cliente para decidir as melhores redes nas quais investir. Se você tem uma página no Facebook ou Instagram, por exemplo, veja qual tem uma maior interação com o público. Analise também de que forma sua empresa se comunica com os clientes pelo WhatsApp e qual a recepção deles” diz Jivá.

Trabalhe a inteligência emocional

Em períodos com poucas vendas, a preocupação e o nervosismo podem tomar conta. Por isso, é importante ter inteligência emocional para que o psicológico não fique abalado e acabe prejudicando potenciais vendas. Quando um profissional tem boa inteligência emocional, ele pode lidar com rejeições e questionamentos da melhor forma, manter uma atitude positiva, permanecer motivado e garantir a satisfação e fidelidade do cliente a longo prazo. Autoconhecimento, empatia, autocontrole e habilidades sociais são qualidades importantes em momentos críticos.

Seja resiliente e avalie os resultados

Após executar o plano de ação para o período de vendas baixas, reserve um tempo para avaliar seus resultados. Veja o que deu certo e pode ser feito novamente em outro momento e também avalie o que deu errado. Alguma promoção não deu o resultado esperado? Faça uma diferente na próxima vez. Uma rede social não teve engajamento o suficiente? Ajuste o conteúdo feito ou invista em outra rede no futuro. O mundo das vendas é imprevisível, por isso, é importante revisar, estudar e alterar as estratégias sempre que for necessário.

O post Sem datas comerciais próximas? Veja como manter as vendas aquecidas em qualquer época do ano apareceu primeiro em Varejo S.A.