O mundo das franquias tem atraído cada vez mais empreendedores no Brasil, especialmente aqueles que desejam iniciar seu próprio negócio, mas preferem investir em modelos já validados e com marcas consolidadas. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um crescimento expressivo de 15,8% no primeiro semestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Para apoiar os empreendedores em todas as etapas dessa jornada, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se tornou um parceiro fundamental, oferecendo consultorias especializadas, cursos e conteúdos exclusivos. Conversamos com Karen Sitta, analista da unidade de acesso a mercados do Sebrae Nacional, para entender como a instituição auxilia aqueles que desejam ingressar no mundo do franchising.
A decisão de investir em uma franquia geralmente traz muitas perguntas, desde o melhor segmento para atuar até as estratégias para otimizar a gestão do negócio. Karen revela que o Sebrae orienta os empreendedores a realizarem uma autoanálise antes de qualquer decisão, ajudando-os a entender melhor seu perfil empreendedor, sua capacidade de investimento e as etapas necessárias para abrir e gerir uma franquia. “Quando as dúvidas estão relacionadas ao processo de gestão, o Sebrae consegue atuar diretamente nas dores apontadas pelo cliente, com soluções e consultorias especializadas”, afirma.
Outro desafio desse modelo de negócio é a aplicação de forma eficaz os conceitos, as metodologias e o know-how repassados pela franqueadora. Para isso, é necessário que o franqueado esteja aberto a desenvolver suas habilidades técnicas e pessoais. “O Sebrae possui um portfólio de conteúdos, cursos e consultorias que auxiliam o franqueado, com foco nos pilares da gestão, digital, mercado e comportamento”, explica. Entre esses programas mencionados pela Karen, destaca-se o Empretec, que trabalha o desenvolvimento de competências comportamentais essenciais para o sucesso empresarial.
Análise de franqueabilidade e consultorias
Para os empreendedores que pretendem expandir sua marca, Karen também destacou a importância de avaliar se o negócio está preparado para se tornar uma franquia. “Não basta ter uma identidade visual ou ter várias lojas ativas ou até mesmo achar que se tornar uma franquia será o melhor caminho para seu crescimento. É necessário verificar a viabilidade financeira do processo de formatação, o custo de montagem, se o modelo atual atende o modelo de redes e pode ser replicável, entre outros processos”, alerta.
A especialista ressalta que o Sebrae também tem atuado no apoio para empresários que pensam em crescer. “O Sebrae oferece consultorias especializadas e um autodiagnóstico de franqueabilidade, que ajuda a entender se o negócio está pronto para essa expansão e a identificar áreas que possam precisar de melhorias”, explica. Além disso, Karen lembra que, em parceria com a ABF, a instituição oferece conteúdos gratuitos e orientações como infográficos e e-books para quem deseja ser um franqueador.
Sobre as consultorias do Sebrae, elas são adaptadas às necessidades específicas de cada empreendedor, independentemente do setor econômico ou modelo de negócio. “Podem ser direcionadas para o setor econômico ou modelo de negócio em que se deseja empreender, com consultorias especializadas de acordo com a necessidade de cada empreendedor”, detalha Karen.
Oportunidades
Hoje, o franchising é um setor presente em 62% dos municípios brasileiros e, mais do que isso, emprega diretamente aproximadamente 1,6 milhão de pessoas, sendo que, desse total, é possível afirmar que um quinto advém do primeiro emprego. Para os novos empreendedores, a especialista aponta algumas tendências promissoras para o segmento, como o uso de tecnologias de inteligência artificial, realidade aumentada e soluções de automação. “Ainda podemos mencionar o crescimento das micro franquias. Um modelo de negócio mais enxuto, adaptado às demandas do mercado local e, por vezes, com investimento mais baixo”, destaca Karen Sitta.
O Sebrae também promove eventos como feiras, missões e rodadas de negócios, criando oportunidades para franqueadores e franqueados se conectarem e trocarem experiências. “Esses eventos são meios eficazes para o empresário se atualizar sobre as tendências do seu segmento e ampliar sua rede de relacionamentos”, completa Karen.
Como observamos, o Sebrae é um parceiro estratégico para empreendedores que desejam ingressar no universo das franquias. Com programas de capacitação, consultorias e parcerias de peso, a instituição ajuda a transformar sonhos em negócios viáveis e sustentáveis. O apoio vai desde a orientação para saber investir em uma franquia até a gestão financeira, sempre buscando minimizar os riscos
O post Como o Sebrae prepara empreendedores para o mundo das franquias apareceu primeiro em Varejo S.A.