Mulheres maduras buscam transição de carreira

A maturidade, por um lado, traz muitos desafios para os profissionais, muitos deles vítimas do etarismo. Por outro lado, estes profissionais com idade mais avançada buscam alcançar, nesta nova fase, maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, além de melhores rendimentos e novos desafios. Essas foram algumas das conclusões de um estudo realizado pela Maturi, plataforma voltada para os trabalhadores 50+, e NOZ Inteligência, empresa de pesquisa e inteligência de negócios. Mas a principal descoberta do estudo é que 70% das mulheres maduras – contra 65% dos homens – já estão em transição de carreira no mercado.

Os dados mostram que a maioria das mulheres maduras quer flexibilidade: 55% buscam trabalhar como consultoras, autônomas ou freelancers e 38% gostariam de empreender.

Preconceito etário leva ao empreendedorismo

“Muitas encontram dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho tradicional devido ao preconceito etário e acabam vendo no empreendedorismo uma oportunidade de continuar ativas profissionalmente,” diz o CEO da Maturi, Mórris Litvak.

O etarismo parece ser mais cruel entre as mulheres do que entre os homens: o cenário mostra que há mais mulheres maduras sem ocupação (34%) do que homens (27%). Além disso, entre os que possuem emprego formal, os homens (28%) têm presença mais significativa do que as mulheres (21%). Do total de entrevistados, 48% das mulheres maduras desejam uma transição para trabalhos remotos ou freelancers, contra 43% dos homens.

“Ambos buscam mais autonomia e controle sobre seus horários e locais de trabalho, refletindo uma tendência geral de valorização da flexibilidade”, diz Litvak.

É necessário ter planejamento financeiro

Mas a transição de carreira pode não ser fácil. Mais da metade (55%) das mulheres relata ter um planejamento financeiro para esse movimento. Já 42% das mulheres maduras têm um plano, mas reconhecem que pode não ser suficiente.

O Brasil está envelhecendo, assim como sua força de trabalho. O número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos, segundo levantamento do IBGE. Um estudo da Ernst & Young e da Maturi, com base em dados da Pnad, mostrou que, de 2012 a 2019, a parcela da população com mais de 50 anos saiu de 23% para 28%.

Para o CEO da Maturi, essas projeções indicam que o mercado vai precisar se adaptar para integrar e valorizar profissionais mais experientes. Nos últimos anos, algumas empresas, como Nestlé e Unilever, abriram vagas para contratar profissionais maduros.

Como fazer uma transição de carreira de sucesso

Para quem pensa em investir na transição de carreira na maturidade, o CEO da Maturi lista os principais passos necessários.

Autoconhecimento: é importante entender suas habilidades, interesses e valores. E saber o que se busca é o primeiro passo para uma transição bem-sucedida.
Capacitação: investir em cursos e treinamentos que atualizem ou complementem as habilidades é fundamental. Muitos profissionais maduros estão buscando áreas como tecnologia, saúde e educação, que demandam conhecimento específico.
Networking: manter e expandir a rede de contatos profissionais pode abrir portas.
Planejamento financeiro: um planejamento financeiro sólido ajuda a enfrentar possíveis períodos de instabilidade e a transição de forma mais tranquila.

O post Mulheres maduras buscam transição de carreira apareceu primeiro em Varejo S.A.