Omnivarejo aborda oportunidades e novos modelos de negócios

O segundo dia de palestras do Omnivarejo, neste sábado (21/9), começou com o painel “Oportunidades e novos modelos de negócio”, que explorou como a tecnológica está criando novas frentes de inovação para o setor. Contando com a presença de Jansen Moreira, CEO da Incentive.me, Magno Neto , CEO da SPC Grafeno, e Teresa Cristina Charotta , diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (IBEVAR), o debate destacou as oportunidades que emergem no preços entre tecnologia e negócios.

Moderado por Alexandre Weimer, a conversa trouxe à tona discussões sobre como empresas de todos os portes podem se adaptar e aproveitar os novos modelos de negócios que surgem a partir da transformação digital e da inovação tecnológica. O foco estava em dados, tecnologia e incentivos corporativos estão moldando um novo cenário competitivo no varejo.

Tendências e novas oportunidades

Com vasta experiência no setor de consumo, Teresa Cristina Charotta, do IBEVAR, trouxe ao debate uma perspectiva interessante sobre as tendências no varejo brasileiro com o uso de dados. Segundo Teresa, o setor está em plena transformação, com as empresas cada vez mais apostando em modelos de negócios híbridos, que integram o digital e o físico, porém ainda não trabalha com muitos dados. “Com os dados, os varejistas podem fazer projeções. Faltam profissionais que transformem esses dados em estratégias”, contou.

Ela também apontou para a importância de capacitar as lideranças para lidar com essa transformação. Teresa informou que, para navegar no novo cenário competitivo, os líderes do varejo precisam não apenas de conhecimento técnico, mas também de habilidades de gestão e inovação. “Temos que olhar para as novas gerações e sucessões. Tenha no seu negócio aquela pessoa que vai agregar valor para a marca. Seja empresa pequena ou grande, se ela não entender a transformação digital que está ocorrendo no mundo, vai ficar para trás”, afirmou a executiva.

Já Jansen Moreira, fundador da Incentive.me, também comentou na necessidade na utilização de campanhas de incentivo como ferramentas estratégicas para intervenções em vendas e inovação dentro das empresas. Jansen oferece que a gamificação e as campanhas de incentivo, quando bem estruturadas, conseguem engajar equipes e aumentar a produtividade de maneira exponencial, além de promover um ambiente de trabalho mais dinâmico. “O futuro do varejo está nas pessoas e na maneira como as empresas fornecem motivação e premiá-las pelo seu desempenho”, comentou Jansen.

Além disso, Jansen falou sobre o impacto positivo que a gestão de incentivos tem no relacionamento com fornecedores e parceiros, abrindo espaço para modelos colaborativos que beneficiam todas as partes envolvidas na cadeia de suprimentos.

Crédito

O debate também trouxe pontos sobre o impacto que a tecnologia tem no desenvolvimento de novos negócios. Magno Neto , CEO da SPC Grafeno, destacou o papel fundamental que os dados financeiros desempenham na criação de produtos e serviços inovadores. Ele ressaltou as duplicatas escriturais, ou eletrônicas, aprovadas pelo Banco Central. “A duplicata eletrônica pode ser usada como garantia em operações de crédito, permitindo que as empresas obtenham recursos financeiros mais rapidamente e com melhores condições”, contou.

Em uma era em que a personalização e a dinâmicas são essenciais, as soluções ágeis e seguras estão se tornando o novo competitivo no varejo. “O mercado de crédito, no cenário que temos, a taxa de juros atual, atrai novos investidores”, destacou Magno, que enfatizou como as empresas podem, de maneira ética e estratégica, utilizar informações para entender melhor seus consumidores e criar soluções financeiras sob medida.

Pequenos e médios varejistas

Um dos pontos chave envolvidos pelos palestrantes foi como a disrupção tecnológica pode beneficiar não apenas os grandes players do varejo, mas também pequenos e médios varejistas. Jansen Moreira destacou que as ferramentas de incentivo digital, juntamente com o uso de dados, estão tornando o cenário mais democrático, oferecendo a todos a possibilidade de competir em condições mais equilibradas.

Teresa Cristina acrescentou ainda que o acesso às tecnologias emergentes e à capacitação em gestão são fundamentais para que os pequenos negócios possam prosperar no ambiente digital, porém é necessário conhecer o produto e entender o benefício que ele trará. “Você tem que olhar para o seu cliente. Colocar o cliente no centro do seu negócio”, disse. Já Magno ressaltou que apenas a tecnologia, por si só, não é benéfica. “Deve-se haver um propósito. Com propósito e foco, a tecnologia se torna positiva para impactar clientes e melhorar o negócio”, finalizou.

O painel “Oportunidades e novos modelos de negócio” apresentou um panorama otimista sobre o futuro do varejo, destacando como a tecnologia , os dados e a inovação estão criando novas oportunidades para empresas de todos os tamanhos. A integração de soluções digitais, a exploração de novos modelos financeiros e a utilização de incentivos estratégicos foram apontadas como caminhos essenciais para o crescimento sustentável no setor.

À medida que o varejo continua a evoluir, aqueles que estiverem preparados para adotar novas tecnologias e se adaptarem rapidamente às mudanças terão uma vantagem competitiva significativa. Com a disrupção tecnológica, surgem oportunidades ilimitadas para transformar o setor e garantir um futuro mais próspero para todos.

Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo

A convenção “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo” é o maior encontro de varejistas e empresários do Brasil. Organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) como parte da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e da 49ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina, a edição deste ano ocorre de 18 a 22 de setembro de 2024 na cidade de Balneário Camboriú (SC).

Tradicionalmente, as convenções do Sistema CNDL contam com líderes e empresários de todas as regiões do país em busca de conhecimento aplicável aos seus negócios e entidades, além de relacionamento e troca de experiências.

Os participantes do Omnivarejo têm a oportunidade de debater o futuro do setor, atualizar-se sobre inovações tecnológicas, estabelecer conexões estratégicas com representantes dos maiores varejistas do país, fortalecer sua rede de contatos, criar parcerias estratégicas e ganhar visões de futuro que impulsionarão o sucesso de sua empresa na próxima década.

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