Especialistas da Amazon, Renner e TOTVS falam sobre transformação digital no varejo

O segundo painel, deste sábado (21/9), no Omnivarejo reuniu três líderes de destaque para debater o impacto das tecnologias emergentes e como elas estão moldando o futuro do comércio. Fabiana Tacolla, diretora de operações do Grupo Renner, Enio Garbin, head LATAM da Amazon AWS, e Patrick Scripilliti, executivo da Totvs, participaram da discussão de um dos temas mais abordados no setor a “transformação digital no varejo”.

A transformação digital no varejo vai muito além de adotar um e-commerce ou ter presença online. Trata-se de uma mudança estrutural que começa com a forma como as empresas entendem seus processos, atendem os consumidores e integram tecnologias para criar uma experiência de compra mais fluida e eficiente. Esse tema foi explorado pelos palestrantes, com ênfase nas novas tendências tecnológicas, como a hiperautomação, atendimento e inteligência artificial, que estão remodelando o setor.

Integração

Durante o painel, foi abordado como as tecnologias emergentes têm o potencial de mudar radicalmente o funcionamento das empresas varejistas. Fabiana Tacolla destacou o impacto da omnicanalidade nas operações do Grupo Renner, com a integração entre lojas físicas e online, proporcionando uma experiência de compra sem atrito. “A Renner tem o propósito inegociável de encantar o cliente, justificando esse caminho com as transformações pelas quais a organização vem passando”, contou. A adoção de tecnologias como o aperfeiçoamento no atendimento tem sido uma das apostas para transformar a experiência do cliente dentro das lojas.

Além disso, a integração de diferentes canais de venda, uso de tecnologias como inteligência artificial, self checkouts e pagamento digital, proporcionou maior experiência de compra ágil, eficiente e fluida.

Já Enio Garbin, da Amazon AWS, falou sobre o papel das plataformas de computação em nuvem na hiperautomação, que permite a análise em tempo real de grandes volumes de dados, otimizando desde a gestão de estoques até a personalização da experiência do cliente.

Preparando o varejo para o futuro

Outra abordagem no painel foi sobre a necessidade de adaptação cultural nas empresas. Como apontado por Patrick Scripilliti, da Totvs, digitalizar uma empresa que já opera há décadas com os mesmos processos requer não apenas investimento em tecnologia, mas uma mudança profunda na atenção dos gestores e colaboradores. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a resistência à mudança é um dos maiores obstáculos que as empresas enfrentam para implementar tecnologias emergentes, mas as que conseguem superar essa barreira se destacam no mercado.

A transformação digital não é apenas uma escolha estratégica; ela se tornou uma questão de sobrevivência no mercado competitivo de hoje. Pesquisas da McKinsey mostram que empresas varejistas que investem em digitalização têm 2,3 vezes mais chances de sucesso em relações que resistem à mudança. O desafio é grande, mas os benefícios são ainda maiores, tanto para as operações internacionais quanto para a satisfação dos consumidores.

Com as tecnologias emergentes ganhando força, o varejo está se evoluindo em um ecossistema mais eficiente, ágil e imersivo . A discussão no painel “Transformação digital no varejo” mostrou que essa jornada requer visão estratégica e ousadia para romper com práticas tradicionais e abraçar o futuro.

Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo

A convenção “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo” é o maior encontro de varejistas e empresários do Brasil. Organizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) como parte da 57ª Convenção Nacional do Comércio Lojista e da 49ª Convenção Estadual do Comércio Lojista de Santa Catarina, a edição deste ano ocorreu de 18 a 22 de setembro de 2024 na cidade de Balneário Camboriú (SC).

Tradicionalmente, as convenções do Sistema CNDL contam com líderes e empresários de todas as regiões do país em busca de conhecimento aplicável aos seus negócios e entidades, além de relacionamento e troca de experiências.

Os participantes do Omnivarejo têm a oportunidade de debater o futuro do setor, atualizar-se sobre inovações tecnológicas, estabelecer conexões estratégicas com representantes dos maiores varejistas do país, fortalecer sua rede de contatos, criar parcerias estratégicas e ganhar visões de futuro que impulsionarão o sucesso de sua empresa na próxima década.

O post Especialistas da Amazon, Renner e TOTVS falam sobre transformação digital no varejo apareceu primeiro em Varejo S.A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir