Feedback: como pequenas correções podem gerar grandes resultados

O feedback eficaz é uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento profissional dentro das empresas, especialmente no setor varejista, onde a dinâmica de trabalho é intensa e a rotatividade de colaboradores, elevada. Segundo o levantamento no Workleap, trabalhadores que recebem a avaliação semanal são 43% mais engajados em comparação àqueles que recebem com menor frequência.

Implementar um sistema estruturado de feedback, no qual os colaboradores recebem orientações claras e específicas sobre suas ações e comportamentos, como o modelo SCI (Situação, Comportamento e Impacto), pode ser um divisor de águas para a retenção de talentos e o crescimento dos negócios.

De acordo com Gustavo Malavota, fundador do Grupo Mola e diretor de treinamento e desenvolvimento da empresa, a adoção de um modelo estruturado de feedback pode mitigar problemas de comunicação, proporcionando clareza e eliminando interpretações pessoais equivocadas ao transmitir diretrizes. “De acordo com pesquisas recentes, 60% dos desafios dentro das empresas surgem devido a falhas de comunicação. Essas falhas geram não apenas mal-entendidos, mas também impactam diretamente na produtividade e nos resultados”, aponta.

Para se ter ideia, segundo relatório da Adobe, 80% dos funcionários preferem feedback imediato a avaliações anuais. Seguindo essa linha de pensamento, sobre a importância da avaliação constante, de acordo com Center for Generational Kinetics, 42% dos millennials desejam feedback toda semana.

Oportunidade de correções rápidas

Um feedback contínuo e regular oferece a oportunidade de correções rápidas e evita que pequenos problemas se tornem grandes obstáculos. “Um feedback contínuo melhora significativamente o engajamento e a performance dos colaboradores, aumentando a probabilidade de um desempenho superior em até três vezes”, destaca Malavota.

O modelo SCI, em particular, promove um ambiente de aprendizado ao oferecer feedback focado em situações reais e comportamentos observáveis, criando uma cultura onde os colaboradores se sentem confortáveis em aprender com seus erros e acertos. Isso é crucial em um setor competitivo como o varejo, onde a velocidade e a eficiência são essenciais.

Contudo, a implementação de um sistema de feedback estruturado não está isenta de desafios. A resistência inicial dos colaboradores em dar e receber feedback corretivo é comum, especialmente se não houver uma cultura pré-existente de feedback. Para superar isso, o executivo do Grupo Mola recomenda que toda a empresa, não apenas os gestores, seja treinada para adotar o modelo, criando um ambiente onde o feedback é visto como uma oportunidade de crescimento.

Malavota afirma que uma avaliação eficaz contribui para a retenção de talentos. “Em uma grande rede carioca de varejo de moda, a implementação do feedback SCI resultou em uma melhora significativa nas vendas dos novos colaboradores e em uma maior motivação da equipe, que passou a se sentir mais valorizada e orientada”, exemplificou.

Cultura da empresa

Para garantir que o feedback seja bem recebido e resulte em ações concretas, é fundamental que ele faça parte da cultura da empresa. Gustavo Malavota ressalta que esse tipo de avaliação é como um músculo que precisa ser exercitado e incentivado. “A criação de um ambiente propício, onde o feedback é integrado aos rituais da empresa, como reuniões mensais e diárias, é essencial para seu sucesso”, completa.

Em suma, além de promover um ambiente de aprendizado, a estratégia aplicada de forma estruturada contribui para a retenção de talentos e o crescimento dos negócios, tornando-se uma prática indispensável em um mercado tão competitivo.

O post Feedback: como pequenas correções podem gerar grandes resultados apareceu primeiro em Varejo S.A.