O cenário atual da economia do Brasil com inflação, juros e dólar altos, além da tragédia que abateu o estado do Rio Grande do Sul no início de maio, tem afetado diretamente o varejo, gerando um verdadeiro “efeito dominó”. Isso se dá porque o mercado, que depende intimamente de todas as informações que afetam a economia de alguma forma, sentiu os efeitos da safra gaúcha, acompanhados das sucessivas altas do dólar, alterando as previsões para a inflação do ano. Como exemplo, no mês de abril a projeção para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado do ano era de 3,71%, o divulgado no último dia 26 de junho é de 3,98%.
Dados ainda apresentam que o Índice de Confiança do Empresário do Comércio teve uma retração de 0,5% em junho em relação a maio. Na comparação com junho do ano passado, o recuo foi de 0,3%. “Parecem números baixos, mas não são. O empresário sente cada variação do mercado, para mais ou para menos. O desastre no Rio Grande do Sul afetou diretamente o abastecimento e a logística da região, trazendo consequências para todo o país”, afirma a especialista em varejo Flavia Mardegan.
Segundo ela, os empresários estão agindo com mais cautela diante da atual conjuntura econômica. “Tudo isso impacta negativamente na confiança do setor varejista, mas não é uma sentença de morte. Algumas estratégias podem ser adotadas para que a situação seja revertida”, diz.
Para Flavia, oscilações sempre existiram e existirão, o que muda é a forma como o empresário enxerga o horizonte a médio e a longo prazo. “Em cenários mais desafiadores, como o que estamos atravessando agora, é necessário um trabalho conjunto entre os empresários – até mesmo os concorrentes”, alerta.
A especialista dá também algumas dicas de como driblar dificuldades no setor:
Mantenha a sua equipe de vendas afinada: “aqui eu me refiro a toda a equipe, do assistente, passando pelo vendedor e chegando ao gerente. Todos devem estar muito bem alinhados não somente com a cultura da empresa, mas também com a situação econômica que estamos atravessando”.
Use as datas comemorativas a seu favor: “o Dia dos Pais está chegando e é uma ótima oportunidade para o comércio recuperar algum fôlego. Mesmo que você não venda produtos masculinos, com um pouco de criatividade poderá aproveitar bem a data”.
Desenvolva uma estratégia de vendas assertiva, não esquecendo de olhar para a carteira de clientes já existente: “olhe para o que já tem pois, com certeza, vai achar algum cliente que não está sendo atendido. Crie recorrência!”
Ofereça diferenciais ao seu cliente para driblar dificuldades: “aqui eu nem me refiro a brindes ou promoções. Vendedores cuidadosos, com escuta empática e que sejam voltados para soluções do cliente são menos comuns do que gostaríamos e fazem toda a diferença, não somente no fechamento de vendas como também na fidelização desse cliente”.
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