Varejo S.A. Podcast: especial de 3 anos! FARM, da feira ao sucesso global

Hoje é dia de comemoração! Celebramos o aniversário do Varejo S.A. Podcast! São três anos de histórias inspiradoras e conteúdos de qualidade que ajudaram nossos ouvintes a impulsionar seus empreendimentos. Para marcar esta data especial, trazemos um episódio que é a cara do nosso propósito: bate-papo com Marcello Bastos, co-fundador e diretor-executivo da FARM, marca que nasceu de um sonho e superou desafios, que sempre surgem no começo de qualquer negócio, até conquistar o mundo.

Com um investimento inicial de apenas R$ 1.200,00 na Babilônia Feira Hype, no Rio de Janeiro, ao lado de Katia Barros, amiga e parceira de negócios, Marcello ajudou a transformar a FARM em um verdadeiro fenômeno da moda, hoje com mais de 110 lojas próprias, faturamento de mais de R$ 2 bilhões no último ano, e parte do maior grupo de moda da América Latina, o Grupo Azzas 2154.

Para Marcello, o segredo do sucesso sempre esteve no produto. “O início sempre deve ser pensado no produto. O tempo inteiro, nós começamos entendendo duas coisas: a estética vende muito bem e o equilíbrio entre o que é ‘cool’ e o que se vende”, explica. Desde o começo, a FARM apostou na autenticidade e na capacidade de gerar desejo nas clientes, criando uma conexão emocional que vai além do vestuário.

A marca entendeu cedo que o produto é muito mais do que um item à venda. “O produto faz as vezes de tudo: branding, captação de cliente e consolidação da marca em um primeiro momento”, conta. O empresário ainda recorda que, geralmente, o sucesso de um bom varejista se resume à gestão de três variáveis: venda, margem e estoque. “Vender o máximo possível, com maior margem possível e gastando o menos de estoque possível”, aponta. Contudo, a FARM investiu em uma quarta variável essencial: a capacidade de gerar desejo. “A partir daí, tudo é facilitado! É essa capacidade que faz com que as clientes voltem sempre, desejando mais e ajudando a consolidar a marca no mercado”, finaliza.

Mas nem tudo foi fácil. Marcello compartilha um ponto crítico do varejo de moda que muitos não compreendem: o lead time. “Dentro do varejo de moda, existe um ponto crucial que muitas pessoas não entendem: o leadtime desde que a gente cria a peça, vai negociar com o fornecedor de tecido, até a roupa chegar na loja e até a venda ocorrer concretamente, o leadtime é negativo. Quanto mais você vende, mais dinheiro deve aportar e menos você vê dinheiro”, alerta.

Hoje, a FARM é reconhecida internacionalmente, com lojas dentro e fora do país. E sua trajetória nos ensina que o caminho do sucesso passa por entender o mercado, inovar com criatividade e, principalmente, nunca perder de vista a conexão com o cliente.

Para saber mais conhecer mais sobre a história da FARM e sobre o varejo de moda no país, escute o episódio do Varejo S.A Podcast no seu tocador preferido.

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